Protagonistas em 2013, Atlético-MG e Cruzeiro duelam no Independência

Por iG São Paulo * |

compartilhe

Tamanho do texto

O atual campeão da América e o líder absoluto do Campeonatp Brasileiro fazem um clássico em clima de decisão neste domingo

O maior clássico de Minas Gerais é uma das atrações do Campeonato Brasileiro neste final de semana e promete agitar a capital mineira com um clima de decisão dos dois lados. O duelo do Atlético-MG contra o Cruzeiro será realizado às 16h, no estádio Independência, com maioria de torcedores atleticanos.

Deixe seu recado e comente a notícia com outros torcedores

Andres Stapff/Reuters
Mesmo com a cabeça no Mundial de Clubes, Cuca exige a vitória do Atlético-MG diante do Cruzeiro

O Atlético-MG ainda tem chances matemáticas de ficar com o título brasileiro, mas como a distância para o arquirrival Cruzeiro é muito grande, o foco do clube para terminar bem a temporada passa por uma vitória no clássico e pela disputa do Mundial de Clubes. O técnico Cuca sabe que a rivalidade com o  Cruzeiro é grande e, por isso, não abre mão de vencer o maior jogo de Minas Gerais.

O comandante atleticano cita as rivalidades existentes em Porto Alegre e no Rio de Janeiro para justificar a importância do duelo do final de semana, considerado por ele como uma final de campeonato. "Gre-Nal é assim, Cruzeiro e Atlético-MG é assim, Fla-Flu, Corinthians e Palmeiras, Corinthians e São Paulo também. Todo clássico que envolve uma cidade é um campeonato à parte", disse.

Veja também: Cuca projeta dificuldades no clássico e explica treino fechado

Um triunfo no clássico pode dar ainda mais moral para os alvinegros na briga pelo título do Mundial de Clubes e esquentar a disputa do Brasileiro, caso Grêmio e Botafogo vençam os duelos deste final de semana e diminuam a vantagem celeste na classificação. "Nosso objetivo é terminar o ano vencendo o rival. Será mais um grande jogo e uma chance de mostrar para a torcida que queremos chegar bem no Mundial", disse o atacante Diego Tardelli.

Edu Andrade/Fatopress/Gazeta Press
Nilton diz que o Atlético-MG vai "pagar' pela derrota cruzeirense diante do São Paulo

Se pelo lado do Atlético-MG existe motivação de sobra, no Cruzeiro a história não é diferente. A Raposa tenta se reerguer da queda diante do São Paulo para manter a trajetória rumo ao título. Neste ano, a vantagem no confronto é celeste. Em quatro partidas, os cruzeirenses levaram a melhor em três, todas no Mineirão. Quando perdeu, no Campeonato Mineiro, ficou sem a taça do Estadual. Por isso, todos sabem que bater o rival, fora de casa, não servirá apenas para conquistar mais três pontos.

E mais: Com novidades, Cruzeiro fecha parte do treino para clássico

"Será diferente, até porque estamos na briga pelo título. Nós brincamos que alguém tem que pagar pela derrota para o São Paulo. Que possa ser o Atlético-MG. Temos que entrar com força total, porque vai ser um jogo muito disputado, muito duro, competitivo. Sabemos que lá no Independência é sempre difícil, mas não impossível", diz o volante Nilton.

Artilheiro do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro, com oito gols marcados até agora, o meia-atacante Ricardo Goulart comentou sobre a necessidade de um triunfo no clássico, que poderia significar a retomada das vitórias da Raposa e encurtaria ainda mais o caminho da equipe em busca do título nacional.

Confira a classificação atualizada, artilharia e notícias do Campeonato Brasileiro

"Jogar contra o Atlético-MG é uma vontade a mais, aquele algo a mais. É um jogo à parte, que mexe muito com os torcedores, com a paixão. Além disso, a gente tem o objetivo de ser campeão. Se conquistarmos esses três pontos contra o Atlético-MG, vamos ficar mais próximos do título e, se Deus quiser, a gente vai fazer um belo jogo para que isso aconteça", comentou.

O técnico Cuca não poderá contar no clássico com o goleiro Victor e o avante Jô, que servem a Seleção Brasileira. O zagueiro Réver e o craque Ronaldinho são baixas de ordem médica. No Cruzeiro, Marcelo Oliveira perde o zagueiro Dedé, que assim como os atleticanos, foi convocado para a Seleção Brasileira, nas demais posições é força máxima para cima dos alvinegros.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG X CRUZEIRO

Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 13 de outubro de 2013, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (Asp. Fifa/SP)
Assistentes: Janette Mara Arcanjo (Fifa/MG) e Pablo Almeida da Costa (CBF/MG)

ATLÉTICO-MG: Giovanni; Marcos Rocha, Emerson, Leonardo Silva e Júnior César; Pierre, Josué, Tardelli e Luan; Fernandinho e Alecsandro
Técnico: Cuca

CRUZEIRO: Fábio; Ceará, Léo, Bruno Rodrigo e Egídio; Nilton, Lucas Silva, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Willian e Borges
Técnico: Marcelo Oliveira

* Com Gazeta Esportiva

Leia tudo sobre: Atlético-MGCruzeiroBrasileirão

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas