Na bola aérea, Criciúma surpreende e vence Grêmio em Porto Alegre

Por iG São Paulo * | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Apesar de se reencontrar com a vitória após oito rodadas no Brasileirão, equipe catarinense segue na zona de rebaixamento

A zebra passeou pela Arena do Grêmio nesta quarta-feira. Com muita eficiência, o Criciúma segurou a pressão dos mandantes, aproveitou as chances que teve e bateu o Grêmio por 2 a 1. Wellington Paulista e Serginho marcaram os gols dos visitantes, que não vencia há oito rodadas. Maxi Rodríguez fez o gol dos gaúchos.

Confira classificação, tabela de jogos, artilharia e notícias do Campeonato Brasileiro

Escalado com Elano, Zé Roberto e Maxi Rodríguez no meio, o Grêmio dominou completamente os primeiros 20 minutos, mas foi surpreendido por um gol de Wellington Paulista e foi para o intervalo em desvantagem. Na etapa final, chegou ao empate cedo, pressionou, mas mais uma vez permitiu o gol do time catarinense, no final, em um lance de bola aérea, como no primeiro tempo.

Confira imagens dos jogos desta rodada do Brasileirão

Leo Moura comemora seu gol no Maracanã na vitória por 2 a 1 sobre o Inter. Foto: Alexandre Loureiro/Inovafoto/Gazeta PressWalter marcou o segundo gol do Goiás na vitória por 2 a 1 sobre a Portuguesa no Canindé. Foto: Marcos Bezerra/Futura PressElano domina a bola no ataque do Grêmio. Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPAJogadores do Criciúma comemoram gol de Wellington Paulista. Foto: Itamar Aguiar/Futura PressJulio Cesar comemora seu gol diante do Santos. Foto: Giuliano Gomes/Gazeta PressAranha, goleiro do Santos, vê tentativa de bicicleta de Alex em ataque do Coritiba. Foto: Heuler Andrey/ Agif/Gazeta PressRosinei tenta dominar a bola pelo Atlético-MG contra a Ponte Preta. Foto: Marcos Bezerra/Futura PressWilliam comemora gol da Ponte Preta sobre o Atlético-MG. Foto: Marcos Bezerra/Futura PressCris comemora gol da vitória do Vasco no clássico carioca. Foto: Petra Mafalda/Mafalda Press/Gazeta PressBiro Biro, atacante do Fluminense, protege a bola da marcação de Fagner. Foto: Nelson Perez/Fluminense F.C.Seedorf encara marcação do Náutico em ataque do Botafogo. Foto: Matheus Britto/AImagem/Futura PressJogadores do Botafogo comemoram gol sobre o Náutico. Foto: Matheus Britto/AImagem/Futura PressEverton Ribeiro encara a marcação de Weligton em ataque do Cruzeiro. Foto: Paulo Fonseca/Futura PressDouglas comemora gol do São Paulo no Mineirão. Foto: Cristiane Mattos/Futura PressEmerson e Romarinho, do Corinthians, disputam a bola com Manoel, zagueiro do Atlético-PR. Foto: Miguel Schincariol/Gazeta PressJoão Paulo, do Atlético-PR, entra em dividida com Guilherme, do Corinthians. Foto: Mauro Horita/ Agif/Gazeta PressFernandão comemora gol do Bahia no clássico. Foto: Edson Ruiz/Gazeta PressMichel, do Vitória, e Fabricio Lusa, do Bahia, disputam a bola. Foto: EDSON RUIZ / Gazeta Press

Deixe seu recado e comente a notícia com outros torcedores

O Criciúma segue na zona de rebaixamento, com 29 pontos, em 17º lugar. Na próxima rodada, recebe a visita do Vasco no domingo. Já o Grêmio segue vice-líder, com 48 pontos, volta a campo no sábado para enfrentar o Fluminense, no Maracanã. 

O jogo

Com seis desfalques para escalar o Grêmio, o técnico Renato Gaúcho surpreendeu: colocou não apenas Elano e Zé Roberto juntos na equipe como também o uruguaio Maxi Rodríguez. O Tricolor, acostumado a jogar no 3-5-2 e no 4-3-3, entrou assim com outro esquema nesta quarta na Arena: o 4-5-1.

Logo aos quatro minutos, os dois experientes meias quase chegaram ao gol. Elano lançou Zé Roberto na cara do gol, ele encobriu Galatto, mas Matheus Ferraz evitou o gol tirando quase em cima da linha. O Grêmio seguiu dominando completamente os primeiros minutos. Aos seis, Wendell fez boa jogada pela esquerda e cruzou rasteiro para Barcos, que tentou de letra, mas a zaga cortou. Aos nove, o Pirata cabeceou após falta para defesa difícil de Galatto, que catou a bola com o braço e impediu o gol.

Itamar Aguiar/Futura Press
Jogadores do Criciúma comemoram gol de Wellington Paulista

A pressão aos poucos ia diminuindo, mas o Grêmio seguiu melhor. Aos 16, Zé Roberto se infiltrou na área e foi derrubado por Fábio Ferreira, mas o árbitro Elmo Resende Cunha não marcou pênalti. Aos 20, Maxi Rodríguez levantou para Souza cabecear com perigo. O Criciúma só foi ameaçar aos 24, em cabeçada de Matheus Ferraz defendida por Dida.

Aos 32, o Grêmio teve sua última chegada perigosa em chute para fora de Pará. Três minutos depois, o inesperado: após falta levantada por Ricardinho, Wellington Paulista ganhou de cabeça na área e abriu o placar para o Criciúma, na única grande chance do time catarinense em todo o primeiro tempo.

O Grêmio seguiu com força em busca do gol no segundo tempo. Aos 6 minutos, Zé Roberto fez grande jogada e deu para Elano, que chutou com perigo, por cima. Dois minutos depois, Wendell recebeu na área pela esquerda e chutou para espalmada de Galatto. Aos 11, finalmente o gol: Maxi Rodríguez fez grande jogada pela esquerda, driblou a marcação e colocou longe do alcance de Galatto, marcando um golaço e empatando o jogo.

Animado com o empate, o time gaúcho veio para cima tentando a virada. Aos 15, Elano recebeu grande lançamento na área, dominou e girou para fora. A seguir, Maxi fez outea grande jogada e tocou para Elano, mas ele foi atrapalhado por Barcos e não conseguiu chutar. Os catarinenses ameaçaram em falta batida por Ricardinho, aos 21, por cima do gol de Dida.

Com Paulinho no lugar de Zé Roberto, o Grêmio passou a ter mais velocidade. Aos 25, Wendell invadiu a área a dribles, mas Galatto saiu e evitou o gol. Aos 33, Pará cruzou da intermediária e Paulinho cabeceou levando perigo. Aos 44, novo castigo para o Tricolor: Serginho subiu mais que a zaga em escanteio batido por Ricardinho e deu a vitória ao Criciúma marcando de cabeça.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 x 2 CRICIÚMA

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 9 de outubro de 2013 (quarta-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Assistentes: Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Celso Barbosa de Oliveira (SP)
Público: 18.109
Renda: R$ 502.468,00
Cartão amarelo: Werley (Grêmio); Sueliton e João Vítor (Criciúma)

Gols
GRÊMIO:
Maxi Rodríguez, aos 11 minutos do segundo tempo
CRICIÚMA: Wellington Paulista, aos 35 minutos do primeiro tempo; Serginho, aos 44 minutos do segundo tempo

GRÊMIO: Dida; Pará, Werley, Rhodolfo e Wendell; Adriano, Souza, Elano (Lucas Coelho), Zé Roberto (Paulinho) e Maxi Rodríguez (Jean Deretti); Barcos
Técnico: Renato Gaúcho

CRICIÚMA: Galatto; Sueliton (Ezequiel), Matheus Ferraz, Fábio Ferreira e Marlon; Serginho, João Vítor, Ricardinho e Daniel Carvalho (Morais); Lins e Wellington Paulista (Marcel)
Técnico: Argel

*Com Gazeta

Leia tudo sobre: GrêmioCriciúmaBrasileirão

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas