Conta inclui possibilidade de rebaixamento dos 11 maiores times que estão no Brasileirão; no Z4, São Paulo têm 41% de risco de queda; Vasco, uma posição à frente, 39%

Pelo menos um grande clube deverá ser rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro neste ano. É o que diz o cálculo do matemático Tristão Garcia, do site Infobola. De acordo com o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a probabilidade de que um dos 11 maiores times do país caia neste ano é de 80%. Os mais ameaçados são Vasco e São Paulo .

Veja o risco de rebaixamento de cada clube grande no Brasileirão 2013:

Na zona da degola, os paulistas hoje têm 41% de risco de queda. Os cariocas, uma posição à frente e, por ora, a salvo, 39%. Pouca chance se comparada à previsão pessimista de Garcia. No entanto, a possibilidade aumenta já que apenas Cruzeiro , Grêmio e Botafogo , dentro do grupo das chamadas “equipes grandes”, estão definitivamente livres.

Você acha que algum grande será rebaixado? Deixe seu comentário

Vasco bateu Internacional e reduziu chance de queda para 39%
Divulgação
Vasco bateu Internacional e reduziu chance de queda para 39%

“Analisando todos os resultados até a última rodada (25ª), a chance de que pelo menos um grande caia é de 80%. Não quer dizer que vá cair algum. Estes clubes têm histórias centenárias, títulos, tradição. É por isso que são considerados grandes. Mas a matemática é essa”, explicou o professor ao iG Esporte .

Além de São Paulo e Vasco, o Flamengo tem 6% de ser rebaixado. Internacional e Corinthians , 5%. Fluminense , 3%. Santos , 2%. E Atlético-MG , 1%. O Palmeiras é o único grande que não está na Série A em 2013, mas a possibilidade de acesso hoje é de 99%.

O Náutico é o clube mais ameaçado. O time pernambucano corre risco de 98%, de acordo com Garcia. Também no chamado Z4, Ponte Preta e Criciúma sofrem ameaça de 87% e 68%, respectivamente.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.