Com selecionáveis em baixa, artilharia do Brasileiro é dominada por coadjuvantes

Por Pedro Taveira - iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Em campeonato disputado por Alexandre Pato, Leandro Damião e Jô, goleadores como Éderson, Gilberto e William vêm roubando a cena

Moisés Palácios/Futura Press
Jogadores da Portuguesa comemoram gol de Gilberto, que marcou três contra o Corinthians

Nada de Alexandre Pato, Leandro Damião, Fred ou Jô. No Brasileirão, quem comanda a artilharia são nomes como Éderson, Gilberto e William. coadjuvantes em um campeonato recheado de atacantes que vêm sendo convocados à seleção brasileira, estes atletas vêm deixando os preferidos do técnico Luiz Felipe Scolari bem atrás no ranking dos goleadores.

Confira a classificação atualizada e a lista completa dos artilheiros do Brasileirão 2013

Disputadas 24 rodadas até aqui, o artilheiro do torneio é Éderson, do Atlético-PR. O jogador fez 15 gols até aqui, os dois últimos na derrota de domingo por 5 a 3 para o Vitória. São quatro a mais que Gilberto, que deixou três na goleada da Portuguesa por 4 a 0 em cima do Corinthians, e William, da Ponte Preta. Fernandão, do Bahia, tem dez, assim como o coritibano Alex, o único que foge um pouco à definição de coadjuvante, mas que não é centroavante de ofício.

A lista continua com atletas como André, do Vasco, Hernane, do Flamengo, Maxi Biancucchi, do Vitória, Rafael Marques, do Botafogo, e Walter, do Goiás, entre outros. O primeiro nome de seleção aparece apenas na 14ª colocação. É o corintiano Alexandre Pato, autor de sete gols no Brasileirão.

COADJUVANTES DOMINAM ARTILHARIA DO BRASILEIRÃO 2013
LÍDERESGOLSJÁ CONVOCADOS POR FELIPÃOGOLS
1. Éderson (Atlético-PR)15Alexandre Pato (Corinthians)7
2. Gilberto (Portuguesa)11Luis Fabiano (São Paulo)5
= William (Ponte Preta)11Leandro Damião (Internacional)3
4. Alex (Coritiba)10Jô (Atlético-MG)3
= Fernandão (Bahia)10Fred (Fluminense)3


Assista a todos os gols da 24ª rodada do Brasileirão 2013

Giuliano Gomes/Gazeta Press
Ederson, do Atlético-PR, é o artilheiro do Brasileirão 2013 com 15 gols

Leandro Damião, do Internacional, e Jô, do Atlético-MG, estão em situação ainda pior: balançaram as redes somente três vezes na atual edição do campeonato. O atleticano, inclusive, fez todos os seus em uma só partida, diante do Coritiba no último dia 12. Fred, do Fluminense, também fez três, mas, machucado, está fora dos gramados até o final da temporada.

Convocado uma vez por Felipão em 2013, Luis Fabiano anotou cinco gols. Nem no São Paulo o camisa 9 é artilheiro isolado, uma vez que Aloísio marcou a mesma quantidade.

Na Série B, outro jogador já chamado para a seleção neste ano também deixa a desejar. O palmeirense Leandro, que atuou e até fez gol em amistoso contra a Bolívia, balançou as redes oito vezes na segunda divisão, o suficiente apenas para o 11º lugar no ranking. A artilharia isolada é de Bruno Rangel, da Chapecoense, com 22 gols.

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas