Sites europeus de estatísticas colocam o brasileiro no topo da lista de desempenho, à frente inclusive de Xavi e Iniesta

Neymar marcou seu primeiro gol pelo Barcelona no Campeonato Espanhol na terça-feira, na goleada por 4 a 1 sobre a Real Sociedad. O feito é a cereja no bolo no bom começo de temporada do brasileiro. De acordo com dois sites europeus especializados em estatísticas, Neymar já aparece entre os melhores jogadores da equipe catalã na competição nacional.

Confira classificação, tabela de jogos, artilharia e notícias do Campeonato Espanhol

Segundo o Squawka , Neymar acumulou 268 pontos nos seis jogos que disputou pelo Barcelona no Espanhol. Essa pontuação leva em conta diversos índices estatísticos, como passes, chutes, desarmes e dribles, e considera acertos e erros, a posição original do atleta e o fato de a ação ter ocorrido no ataque, na defesa ou no meio-campo. Os pontos se dividem em defensivos, ofensivos e de posse de bola.

Leia mais:  Martino se preocupa com excesso de jogos de Neymar e pode até poupá-lo

Meymar abraça Messi após gol do Barcelona
Manu Fernandez/AP
Meymar abraça Messi após gol do Barcelona

Neymar tem a quinta maior pontuação no elenco do Barcelona. Na média, é o sexto colocado, já que Busquets pontuou menos, mas também jogou menos. Messi, Piqué, Xavi e Fábregas estão à frente do brasileiro. Portanto, ficam atrás de Neymar seus dois concorrentes à vaga no ataque: Pedro e Alexis Sánchez. Até Iniesta, um dos pilares do time, pontuou menos: 219.

A pontuação de Neymar tem uma peculiaridade. Ele é somente o quarto com maior pontuação ofensiva, atrás de Messi, Pedro e Fábregas. Por outro lado, tem a quinta maior pontuação defensiva, atrás do goleiro Valdés, do zagueiro Piqué e dos volantes Mascherano e Busquets.

Um índice ajuda a explicar o sucesso defensivo de Neymar. Ele é o jogador do Barcelona que mais venceu disputas de bola, com 47.

O WhoScored , outro conceituado site de estísticas da Europa, tem um índice semelhante à pontuação do Squawka . E Neymar também aparece muito bem, com 7,74, em quinto lugar entre os jogadores do Barcelona. O líder, disparado, é Messi, com 9,9. Fábregas, Busquets e Bartra também superam o brasileiro, mas este último fez somente uma partida, justamente diante da Real Sociedad. Iniesta e Xavi ficam para trás.

No WhoScored , dois fatores ajudam Neymar a se posicionar bem. Um deles é o número de faltas sofridas, 4,3 por jogo. Alexis Sánchez aparece em segundo, com 2,8 faltas sofridas por partidas. Outro número, ainda mais relevante, é o de assistências. O brasileiro deu 4 passes para gol até agora, atrás apenas de Fábregas, com 5.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.