Em clima de Libertadores, clube paulista vence por 1 a 0, gol de Welliton, comemora 200º triunfo de Muricy e confirma ascensão no Brasileirão: é o 13º colocado com 27 pontos

O Atlético-MG é uma das maiores pedras no sapato do São Paulo em 2013. Nesta quarta-feira, porém, o clube paulista fez valer seu mando de campo e segurou a pressão do rival. Em um Morumbi em clima de Libertadores, venceu por 1 a 0, com gol de Welliton, e chegou a três vitórias seguidas no Brasileirão pela primeira vez - já havia derrotado Ponte Preta e Vasco. Com 27 pontos, a equipe tricolor confirma sua ascensão e fecha a rodada parcialmente na 13ª colocação.

Confira a classificação completa do Brasileirão 2013

Welliton e Denílson comemoram o gol da vitória do São Paulo sobre o Atlético-MG no Morumbi
Gazeta Press
Welliton e Denílson comemoram o gol da vitória do São Paulo sobre o Atlético-MG no Morumbi

Foi o sexto duelo entre os clubes nesta temporada. Em quatro confrontos válidos pela Copa Libertadores, foi apenas um triunfo são-paulino, contra três atleticanos – incluindo dois nas oitavas de final. Pelo campeonato nacional, os rivais empataram sem gols no primeiro turno.

O São Paulo começou a partida desta quinta indo para cima, em contraste com a postura defensiva dos visitantes. Apesar de pouco espaço para jogar, a vocação ofensiva dos tricolores deu resultado aos 26 minutos, quando Welliton abriu o placar. O atacante aproveitou corte errado de Marcos Rocha após chute cruzado de Luis Fabiano e tocou para as redes com a cabeça.

Acha que o São Paulo vai continuar subindo no Brasileirão? Deixe seu comentário

O gol mudou o panorama do jogo. Os mineiros acordaram, enquanto os paulistas foram empurrados para seu campo de defesa. Apareceram Ronaldinho e Fernandinho, com toques precisos e velocidade. Na melhor chance atleticana do primeiro tempo, em lance construído pela dupla aos 36 minutos, Marcos Rocha desperdiçou com o gol aberto.

A segunda etapa foi uma repetição do final da anterior. O Atlético-MG pressionou quase em todo o tempo, mas parou na bem postada defesa são-paulina e não conseguiu criar ocasiões de gol. Sem conseguir entrar, a principal oportunidade alvinegra veio em falta cobrada por Ronaldinho, mas o camisa 10 bateu muito mal.

O jogo ficou quente nos minutos finais, com jogadas ríspidas de ambos os lados. A dedicação defensiva dos tricolores, que colocaram até os 11 atletas atrás da linha da bola inflou os 28 mil torcedores presentes no Morumbi. Mas a festa só ficou completa depois do apito final.

Além de ser a terceira em seu retorno, a vitória desta quinta-feira foi ainda a de número 200 de Muricy Ramalho à frente do São Paulo. Apenas Vicente Feola, com 299, e José Poy, 213, têm mais triunfos como técnicos do clube.

No próximo domingo, o time do Morumbi visita o Goiás, pela 23ª rodada. Já o Atlético-MG, que permanece com 28 pontos e na 12ª posição, recebe o Vasco no estádio Independência.

Veja o gol da vitória do São Paulo: 


FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 1 X 0 ATLÉTICO-MG

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 18 de setembro de 2013, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Wagner de Almeida Santos (RJ)
Cartões amarelos: Maicon, Fabrício e Rogério Ceni (São Paulo). Pierre, Josué e Leandro Donizete (Atlético)
Público: 28.503 pagantes
Renda: R$ 338.735,00
GOL: SÃO PAULO: Welliton, aos 26 minutos do primeiro tempo

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rodrigo Caio, Antônio Carlos e Reinaldo; Denilson, Maicon (Fabrício), Ganso e Jadson; Welliton (Aloísio) e Luis Fabiano
Técnico: Muricy Ramalho

ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Réver, Leonardo Silva e Junior Cesar (Dátolo); Pierre (Leandro Donizete), Josué e Ronaldinho Gaúcho; Fernandinho, Diego Tardelli (Luan) e Jô
Técnico: Cuca

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.