Último a marcar foi o lateral-direito Ayrton em janeiro. Ele nem faz mais parte do elenco

Mendieta tem treinado cobranças de falta durante o treino do Palmeiras
Luís Moura/Gazeta Press
Mendieta tem treinado cobranças de falta durante o treino do Palmeiras

Certamente a torcida do Palmeiras tem dificuldades para lembrar quando foi o último gol de falta do time e quem o marcou. Afinal, são quase oito meses de jejum e o autor do gol nem faz mais parte do elenco. Contra o Avaí, nesta quarta-feira , a equipe pode colocar um fim ao retrospecto ruim com o novo candidato a especialista no fundamento: o paraguaio Mendieta.

Mendieta deve cobrar as faltas do Palmeiras? Deixe o seu recado e comente com os outros leitores

Titular em Florianópolis, ao lado de Valdivia, Mendieta é um dos poucos do elenco que treinam faltas e já tem o respaldo de Gilson Kleina para cobrá-las. A confiança do treinador no paraguaio pode ser explicada em números. Foram 15 jogos do meia, sendo nove como titular e sete como reserva, e dois gols até aqui.

Leia mais: Desfalcado de goleador, Palmeiras visita o Avaí para deslanchar no G4

"Eu sempre treinei bastante jogadas de bola parada e aqui no Palmeiras não será diferente. Quando cheguei, pedi para continuar trabalhando esse fundamento e espero poder ajudar a equipe da melhor maneira. Se for com gol e diante da nossa torcida, seria perfeito. Estou muito confiante e sei que logo vou fazer o primeiro gol de falta", disse Mendieta ao iG , que marcou um gol da mesma maneira pelo Libertad e dois pelo Rubio Ñu, ambos do Paraguai. 

Veja tabela de jogos e classificação da Série B

O jejum de gols de falta do Palmeiras vem desde o Paulistão, no dia 27 de janeiro. Naquela ocasião, durante a partida contra o Penapolense, o lateral-direito Ayrton acertou o pé direito e marcou um dos gols da equipe na derrota por 3 a 2. Hoje, o jogador sequer faz parte do elenco e acabou emprestado ao Vitória, em agosto.

A saída de Marcos Assunção em janeiro deste ano foi determinante para houvesse tal queda de rendimento. Especialista em bola parada, o volante, em 2012, foi responsável por 75% dos gols de falta anotados pelo Palmeiras. Dos oito tentos, Assunção assinalou seis deles.

Mendieta, no entanto, não concorda com a carência de batedores no elenco. "Acredito que o Palmeiras tem bons batedores de falta, o problema é que não estamos tendo oportunidades perto da área e por isso não conseguimos concluir as faltas diretas em gol", justificou.

E a explicação do paraguaio faz sentido. De acordo com o Footstats, dos 43 gols feitos pela equipe alviverde nesta Série B do Campeonato Brasileiro, 33 deles aconteceram dentro da área, sete fora e apenas três de pênalti. Será Mendieta o novo "expert" na função? Experiência ele garante que tem.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.