Revelações da base ganham espaço entre profissionais do Fluminense em 2013

Por Luís Araújo - iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Seja pela venda de jogadores ou pelos desfalques, jovens criados no clube têm sido utilizados com maior frequência no time principal

Flickr/Fluminense
Biro Biro: jovem atacante comemora primeiro gol entre os profissionais do Fluminense

A última vitória do Fluminense no Campeonato Brasileiro foi especial para o garoto Biro Biro. O gol que decretou o triunfo por 1 a 0 sobre o Bahia foi o primeiro do atacante de 18 anos como profissional. A julgar pelo o que tem acontecido no clube nesta temporada, não faltarão oportunidades para marcar mais vezes. Seja pela saída de alguns dos integrantes da equipe campeã nacional em 2012 ou por desfalques, ele e outras jovens revelações da base têm sido utilizados com maior frequência.

Deixe seu recado e comente a notícia com outros torcedores

Utilizado por apenas dez minutos na campanha vitoriosa do Fluminense em 2012, Biro Biro já entrou em campo oito vezes neste Brasileirão e foi titular em duas oportunidades. As chances para o atacante mostrar do que é capaz apareceram muito por causa da ausência dos dois titulares do setor na última edição da competição: Wellington Nem, vendido ao Shakhtar Donetsk, e Fred, que desfalcou o time por defender a seleção brasileira na Copa das Confederações e atualmente está fora de combate por causa de uma lesão na coxa direita.

Não é só o ataque que tem oferecido oportunidades às revelações do clube. Nos últimos jogos, o técnico Vanderlei Luxemburgo tem escalado entre os titulares os volantes Rafinha e Willian. O primeiro tinha participado de apenas duas partidas no Brasileirão de 2012, ambas como reserva. O segundo nem sequer chegou a entrar em campo.

"Todo instante que eu vivo aqui é um sonho. Desde pequeno batalhei muito para crescer como jogador. Sei que não conquistei nada. Só posso dizer que, agora que eu cheguei em cima, tenho que dar continuidade", disse Willian, titular nos últimos seis jogos do Fluminense no Brasileirão.

Dhavid Normando/Futura Press
Willian: volante tem sido escalado como titular por Luxemburgo nos últimos jogos

Veja abaixo as revelações do Fluminense que estão ganhando espaço no time:

Igor Julião
O lateral-direito de 19 anos foi utilizado apenas na última rodada do Brasileirão de 2012, na derrota por 2 a 1 para o Vasco, quando o campeonato já estava decidido e os principais jogadores do Fluminense já estavam de férias. Neste ano, se beneficiou do tempo em que Bruno, titular da posição, ficou lesionado e já entrou em campo sete vezes na competição.

Ronan
Aos 19 anos, o lateral-esquerdo está no clube desde os 11 e faz em 2013 sua temporada de estreia entre os profissionais. O primeiro jogo aconteceu em janeiro, quando participou de 14 minutos da vitóris do Fluminense sobre o Nova Iguaçu pelo Campeonato Carioca. No Brasileirão, por causa da suspensão de Carlinhos, recebeu a chance de atuar como titular no empate sem gols contra o Corinthians.

Willian
Capitão das equipes do Fluminense nas categorias de base, o volante de 20 anos foi relacionado pela primeira vez no time principal na última rodada do Brasileirão de 2012, mas não entrou em campo. Neste ano, a história tem sido diferente. Depois de ser utilizado por cerca de 20 minutos contra o Atlético-PR, ainda sob o comando de Abel Braga, tem sido escalado por Luxemburgo como titular desde a partida diante do Corinthians, no Maracanã.

Rafinha
O volante de 20 anos participou apenas da partida de estreia do Fluminense no Brasileirão de 2012, quando o time preservou os principais jogadores porque ainda estava vivo na disputa da Libertadores. Na atual edição, ganhou espaço com a ausência do lesionado Jean e foi titular nas últimas três rodadas.

Biro Biro
Atuou por dez minutos na derrota para o Vasco, pela última rodada do Brasileirão de 2012. No Campeonato Carioca deste ano, o atacante de 18 anos esteve em campo em um único jogo. No Brasileirão, começou a ganhar espaço. Já participou de oito partidas, duas delas como titular. O primeiro gol como profissional foi feito contra o Bahia e definiu a vitoria por 1 a 0 do Fluminense.

Kenedy
Destaque do Fluminense e da seleção brasileira nas competições de base, o atacante de 17 anos foi incorporado entre profissionais nesta temporada. Participou de oito jogos e chegou a ser escalado como titular duas vezes. Ainda busca o primeiro gol.

Leia tudo sobre: FluminenseBrasileirão

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas