Presidente Paulo Nobre afirmou que não comprometerá cofres do clube em 2014, mas deixou em aberta questão sobre futuras contrações: 'Não existe elenco fechado'

Paulo Nobre cumprimenta artilheiro Alan Kardec durante o treino
Djalma Vassão/Gazeta Press
Paulo Nobre cumprimenta artilheiro Alan Kardec durante o treino

"Não cometeremos nenhuma loucura populista". Esse é o discurso adotado pelo presidente Paulo Nobre para falar sobre a chance de repatriar algum jogador para o ano de centenário do Palmeiras . Fiel à promessa de manter "a saúde financeira" do clube, o cartola prefere apostar em ações de marketing para explorar a marca e garante: o fato de não disputar a Copa Libertadores em nada interfere o planejamento para 2014.

Você acredita em bom desempenho do time no centenário? Deixe o seu recado e comente com os outros leitores

A entrega do Allianz Parque, prevista para o primeiro trimestre 2014, é o grande trunfo para as campanhas. A diretoria do Palmeiras admite que há interesse em ter um grande jogo na inauguração do estádio, como por exemplo, contra a seleção italiana. No entanto, o adversário ainda não pode ser confirmado, pois as negociações estão sendo tratadas pela parceira AEG.

Questionado sobre a possibilidade de repatriar algum jogador, Paulo Nobre foi objetivo: "Não existe elenco fechado no Palmeiras. Da mesma forma que qualquer jogador pode ser negociado caso uma boa proposta agrade ambas as partes, também estamos atentos a qualquer bom atleta que possa vir e fortalecer ainda mais o nosso elenco, respeitando sempre a realidade econômica da entidade. O que posso afirmar é que o Palmeiras não será refém do seu centenário e não cometerá nenhuma loucura populista. Atitudes desse gênero levaram a instituição ao caos financeiro que encontramos no início do ano. O Palmeiras tem que ser forte e competitivo sempre, não só no ano do centenário", declarou Nobre em entrevista exclusiva ao iG .

O Palmeiras já iniciou a contagem para o centenário e com ela foi dada a largada a uma série de ações específicas, que ocorrerá durante o ano todo, para celebrar o aniversário do clube. A primeira delas foi lançada no fim de agosto com a expansão e a reformulação do programa de sócio-torcedor, o Avanti. No início do ano eram cerca de oito mil associados e agora o número chega a 30 mil torcedores.

Os associados terão diversas vantagens por conta da maioria das ações envolver o programa Avanti e, uma luta do presidente é, que eles conquistem o direito do voto e participem da política do clube. "O nosso programa já apresenta muitas vantagens a seus associados, algo que será intensificado no centenário por conta do maior número de ações no período. Tanto os que já são Avanti quanto os que vierem a se tornar sócios serão contemplados por benefícios. A intenção desta presidência sempre foi democratizar o clube por completo, permitindo que todas as modalidades de sócios tenham direito a voto. Estamos trabalhando nesse sentido", revelou.

Outra estratégia do marketing é o lançamento de camisas especiais e campanhas publicitárias em diferentes mídias envolvendo torcedores, ídolos atuais e do passado. A reestruturação do departamento de licenciamento possibilitou a comercialização de diferentes produtos e, consequentemente, o aumento de renda.

Para alavancar os projetos, a imagem do ex-goleiro e ídolo Marcos será ainda mais explorada. Além de ser garoto-propaganda do Avanti, ele será personagem das campanhas de TV e terá a função de embaixador do clube ainda mais exigida em 2014. O objetivo é que Marcos possa atrair novos associados. "Novidades serão anunciadas no momento certo", limitou-se a dizer o presidente.

Se ainda é díficil prever os futuros projetos do clube para o centenário, o melhor é o palmeirense se preparar e esperar as novidades.

Rede de lojas oficiais será ampliada

Academia Store é a loja oficial do Palmeiras
Divulgação
Academia Store é a loja oficial do Palmeiras

Além das ações planejadas pela diretoria, a rede de lojas oficiais do clube, administrada pela Meltex Franchising, será ampliada e também fará parte das campanhas no ano do cenário. O acordo entre as partes aconteceu em junho do ano passado, mas foi em fevereiro deste ano, com o presidente Paulo Nobre, que a inauguração da rede foi anunciada. Até agora cinco lojas foram abertas e a expectativa é que o número aumente para 35 até agosto de 2014.

Incluindo a ampliação da rede, está prevista a inauguração da primeira loja fora do Estado de São Paulo. Ela será instalada na cidade de Londrina, no Paraná, ainda no fim deste mês. Em quatro anos, a empresa pretende chegar a marca de 100 Academia Store.

Especificamente para o centenário, a Meltex planeja contar com a participação de jogadores e ex-atletas em eventos e inaugurações das lojas. Haverá também o lançamento de camisas comemorativas e linha de produtos para mulheres e crianças.

"A Meltex Franchising quer participar desse momento especial da vida do Palmeiras. Já temos promovido algumas eventos em nossas lojas, como lançamento de livros e participação de ex-atletas, e até o centenário, pretendemos intensificar essas ações. Pretendemos promover desde sessão de autógrafos até o lançamento de coleções comemorativas para todos os públicos”, declarou Rafael Bedin, gerente de marketing da Meltex Franchising.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.