Terceiro colocado do campeonato e seis pontos atrás do líder Cruzeiro, clube gaúcho tenta vitória fora de casa sobre o lanterna

Grêmio  venceu Portuguesa na última rodada
Flickr/Grêmio
Grêmio venceu Portuguesa na última rodada

Náutico e Grêmio fazem nesta quarta, às 21h50 (horário de Brasília), na Arena Pernambuco, um duelo de díspares. De um lado, a equipe da casa, lanterna do Brasileirão , 13 pontos atrás da saída da zona de rebaixamento. De outro, o time gaúcho, terceiro colocado, em busca de uma vitória para se aproximar do líder Cruzeiro, que está seis pontos à frente.

Deixe seu recado e comente a notícia com outros torcedores

Embora venha na lanterna e tenha sofrido 13 derrotas em 18 jogos disputados até agora, o Timbu não vem em depressão tão profunda assim para este duelo. Tudo porque, neste domingo, obteve um surpreendente empate sem gols com o favorito Corinthians, no Pacaembu. Os jogadores do time pernambucano comemoraram a façanha após o duelo de domingo.

"Acho que a confiança mudou porque, querendo ou não, é um ponto fora de casa contra o Corinthians. É um ponto muito valioso. Então traz confiança e esperança de quem sabe fazer um grande segundo turno e sair dessa situação", afirmou o volante Derley, que mantém a esperança de que uma reação possa ter iniciado a partir deste valioso ponto fora de casa.

Náutico vem de empate com o Corinthians
Daniel Augusto/Agência Corinthians
Náutico vem de empate com o Corinthians

Ainda assim, a situação é delicadíssima. Com apenas 9 pontos ganhos, o Náutico está a 13 do 16º colocado, o Atlético-MG, primeiro fora da zona de rebaixamento. Até agora, em 18 partidas disputadas, foram apenas duas vitórias. Uma delas, curiosamente, contra um representante gaúcho: o Internacional, que foi goleado por 3 a 0 na Arena Pernambuco. O time não ganha no Brasileiro desde esse jogo, disputado no dia 28 de julho.

Se o Náutico não deve mudar em nomes após o empate com o Timão, o Grêmio foi a Recife desfalcado. O zagueiro Werley, com lesão no tornozelo, ficará ao menos cinco semanas longe dos gramados. O lateral esquerdo Alex Telles, com desgaste, ficará em Porto Alegre realizando exercícios especiais. Trata-se do único jogador, ao lado do goleiro Dida, que disputou todos os 19 jogos da equipe até agora no Brasileirão.

O zagueiro Rhodolfo é a grande dúvida do técnico Renato Gaúcho para o jogo em Pernambuco. O jogador atuou com dores na panturrilha durante a vitória sobre a Portuguesa, e não treinou com o elenco gremista na segunda-feira, já em Recife. Caso ele não atue, Renato pode mexer no esquema - até porque Alex Telles também está fora.

Para a vaga de Werley, Gabriel será a alternativa. Se Rhodolfo não jogar, a equipe deve atuar no 4-4-2, em vez do habitual 3-5-2. Neste caso, Maxi Rodríguez pode ganhar uma vaga na equipe. Se o 3-5-2 for mantido, Wendell e Guilherme Biteco disputam uma vaga na ala esquerda.

Com 34 pontos, o Grêmio está a seis do líder Cruzeiro, em 3º lugar, e atrás também do Botafogo, que tem 36. O momento é muito bom: nas últimas sete rodadas, a equipe ganhou seis vezes dentro do Brasileirão, aproveitamento de 85,7%. O objetivo da equipe neste returno é manter o bom nível das últimas rodadas para disputar o título brasileiro, que não vem desde 1996.

FICHA TÉCNICA
NÁUTICO X GRÊMIO

Local: Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE)
Data: 11 de setembro de 2013, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Francisco de Assis Almeida Filho (CE)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Arnaldo Rodrigues de Souza (CE)

NÁUTICO: Gideão; Auremir, Jean Rolt, Leandro Amaro e Dadá; Elicarlos, Derley, Hélder e Tiago Real; Rogério e Jones Carioca
Técnico: Levi Gomes

GRÊMIO: Dida; Gabriel, Rhodolfo (Maxi Rodríguez) e Bressan; Pará, Souza, Ramiro, Zé Roberto e Guilherme Biteco (Wendell); Kleber e Barcos
Técnico: Renato Gaúcho

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.