História dos pontos corridos mostra 46 pontos como número seguro para escapar da Série B; com 18, time paulista necessita de mais 28, o que tem hoje o Coritiba, sétimo colocado

Rogério Ceni se estica, mas não consegue evitar gol de falta de Alex na derrota para o Coritiba
Gazeta Press
Rogério Ceni se estica, mas não consegue evitar gol de falta de Alex na derrota para o Coritiba

O São Paulo sofreu sua nona derrota no Brasileirão 2013 ao perder por 2 a 0 para o Coritiba no último domingo. O resultado manteve o clube com 18 pontos, na 18ª colocação. E, se for levado em conta o histórico da era dos pontos corridos, a equipe paulista precisará de uma campanha de “top 10” para escapar do rebaixamento.

Acha que o São Paulo será rebaixado? Deixe seu comentário

Desde 2006, ano em que o Brasileirão adotou sua atual fórmula com 20 clubes, a melhor campanha de um degolado foi do Coritiba em 2009, com 45 pontos. Portanto, 46 pontos é um número seguro para evitar a degola.

Leia também: Morumbi vira arapuca contra próprio São Paulo em crise no Brasileiro

No caso da equipe do Morumbi, que já somou 18 pontos, faltam 28 pontos a serem conquistados em todo o segundo turno. O desempenho para atingir tal objetivo teria que ser igual ao que justamente o Coritiba fez até aqui em 19 rodadas. Os paranaenses estão no sétimo lugar.

Confira a classificação completa e a tabela atualizada do Brasileirão 2013

COMPARAÇÃO COM RIVAIS REBAIXADOS
CLUBE 1º TURNO FINAL
Corinthians (2007) 26 pontos 44 pontos
Palmeiras (2012) 16 pontos 34 pontos
São Paulo (2013) 18 pontos -

Em 2007, o Corinthians fez um primeiro turno muito melhor que os arquirrivais: anotou 26 pontos. No entanto, acabou rebaixado com 44. Já o Palmeiras foi um pouco pior na temporada passada: fez 16 na metade inicial e terminou com 34.

A péssima campanha em casa explica a má fase do São Paulo. O clube é o segundo pior mandante do Brasileirão tendo conquistado apenas sete pontos em nove partidas – foram seis derrotas em seus domínios. Fora, porém, a equipe é a nona melhor.

E a reação no Morumbi terá que começar já na próxima quinta-feira. Os são-paulinos recebem a Ponte Preta pela 20ª rodada. Mesmo que vença, a equipe tricolor ainda continuará na zona da degola. Sua distância hoje para o Atlético-MG, 16º colocado, é de quatro pontos.

Confira as imagens da 19ª rodada do Brasileirão 2013:


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.