Atacante Gilberto marcou os dois gols da Lusa no Canindé e empurrou o adversário para a vice-lanterna do Brasileirão

Gilberto marcou os dois gols da Lusa diante da Ponte
Djalma Vassão/Gazeta Press
Gilberto marcou os dois gols da Lusa diante da Ponte

No reencontro de Guto Ferreira com a Ponte Preta nesta quarta-feira, a Portuguesa conquistou resultado importantíssimo na briga contra o rebaixamento. Coma atuação segura e show de Souza e Gilberto, a Lusa venceu por 2 a 1 no Canindé pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro com direito a gritos de "olé" e afundou o adversário na crise.

Comente esta notícia com outros torcedores

A vitória começou a ser construída aos 40 minutos do primeiro tempo, quando Gilbero cobrou pênalti com categoria. O centroavante voltou a marcar aos três da etapa complementar, chegou aos seis gols na Série A e levou a equipe da capital aos 19 pontos na tabela. Já os alvinegros de Campinas descontaram com um golaço de falta de Adrianinho, ficam com 15 na vice-lanterna e há cinco jogos sem vencer.

Na próxima rodada, a 19ª e última do primeiro turno, a Ponte Preta volta a contar com o apoio da torcida para tentar espantar a má fase. O duelo contra o Internacional está marcado para as 18h30 (de Brasília) de sábado, no Moisés Lucarelli. No mesmo dia, mas às 21 horas, a Portuguesa visita o Grêmio na Arena, em Porto Alegre.

O jogo

Sem conseguir impor o ritmo arrasador da vitória contra o Bahia no último fim de semana, quando abriu 3 a 0 com seis minutos de partida, a Lusa só conseguiu chegar com perigo aos 19. Souza, o melhor do primeiro tempo, entortou Régis e Betão pela esquerda e acertou linda enfiada para Diogo.

Aos 35 minutos, o jogo ficou quente no Canindé quando Souza provocou Chiquinho, que acertou o meia rubro-verde fora do lance para receber cartão amarelo. Na sequência, o 10 do time da casa revidou em falta dura e também foi punido pelo árbitro Leandro Bizzio Marinho.

Veja como está a classificação da Série A do Campeonato Brasileiro

Cinco minutos depois, o juiz teve trabalho novamente. Gilberto tabelou com o volante Bruninho pela esquerda e tocou para Diogo no bico da área. Fernando Bob chegou atrasado e, de carrinho cometeu pênalti. Gilberto foi para a cobrança e, com muita categoria, abriu o placar na capital paulista.

A Ponte chegou a incomodar antes do intervalo em chute de fora da área de Chiquinho, mas a Portuguesa deu um banho de água fria na reação campineira logo aos três minutos da etapa complementar. Diogo aproveitou vacilo da defesa e bateu cruzado. A zaga ponte- pretana afastou mal novamente e Gilberto apareceu livre para marcar o segundo dele no jogo e o sexto na Série A.

Confira na galeria as imagens da 18ª rodada do Campeonato Brasileiro:

Os visitantes sentiram o golpe e seguiam reféns dos bons cruzamentos do lateral esquerdo Uendel para o centroavante William, que jogava no sacrifício por lesão na coxa esquerda. Enquanto Jorginho tentava arrumar o time alvinegro, Guto Ferreira só pôde lamentar quando Roberto fez duas excelentes defesas em chutes à queima-roupa de Bruninho e Gilberto aos 12 e aos 14 minutos, respectivamente.

A primeira grande chance da Ponte aconteceu aos 27 minutos, quando Adrianinho, que entrou na vaga de Fernando, descolou lindo passe para William na ponta esquerda. O centroavante se livrou de Moisés Moura na linha de fundo com estilo e bateu firme para ótima defesa de Lauro.

Sem pressa, mas com bela defesa de Roberto em chute de Bergson aos 41, a Lusa passou a administrar a posse de bola e esperou tranquila o apito final para comemorar a segunda vitória seguida no Brasileirão. Nos segundos finais do confronto, o experiente Adrianinho cobrou falta com perfeição e anotou um golaço para se juntar a William como os únicos perdoados da torcida.

FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA 2 X 1 PONTE PRETA

Local: Canindé, em São Paulo (SP)
Data: 4 de setembro de 2013, quarta-feira
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Leandro Bizzio Marinho (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Alex Alexandrino (ambos de SP)
Cartões Amarelos: Souza (Portuguesa); Fernando Bob, Adrianinho e Chiquinho (Ponte Preta)

Gols: PORTUGUESA: Gilberto, aos 40 minutos do primeiro tempo e aos 3 minutos do segundo tempo
PONTE PRETA: Adrianinho, aos 46 minutos do segundo tempo

PORTUGUESA: Lauro; Luís Ricardo, Moisés Moura, Valdomiro e Rogério; Bruninho (Correa), Bruno Henrique , Moisés e Souza (Jean Mota); Gilberto (Bergson) e Diogo
Técnico: Guto Ferreira

PONTE PRETA: Roberto, Régis, Betão, Diego Sacoman e Uendel; Baraka, Fernando Bob (Magal), Fernando (Adrianinho) e Rafinha (Dennis); Chiquinho e William
Técnico: Jorginho

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.