Contra a Ponte Preta, Grêmio tenta quinta vitória seguida no Brasileirão

Por Gazeta |

compartilhe

Tamanho do texto

Recuperado de lesão, Zé Roberto pode voltar ao time gaúcho, mas esquema com três zagueiros será mantido

FERNANDO DANTAS/Gazeta Press
Renato Gaúcho, técnico do Grêmio

Em grande fase, o Grêmio tentará, neste sábado, sua quinta vitória seguida no Campeonato Brasileiro. Terceiro colocado, com 28 pontos, encara a Ponte Preta, que está na zona do rebaixamento, em 17º, com 15. A partida ocorrerá na Arena, em Porto Alegre, a partir das 18h30 (de Brasília).

Comente esta notícia com outros torcedores

Mais uma vez, embora tenha o objetivo de conquistar uma vitória em casa, o Grêmio deve ser escalado com três zagueiros e três volantes. Diante do Santos, com este esquema aparentemente retrancado, conseguiu fazer 2 a 0 na última quarta-feira e carimbar vaga à próxima fase da Copa do Brasil. O salto da equipe no Brasileirão também se deve em função do novo sistema tático - com três zagueiros, o Grêmio fez 13 pontos em 15 disputados.

O técnico Renato Gaúcho gostou do que viu diante do Santos. "Os jogadores estão fechados entre eles. Eu pedi que eles acreditassem. Quando cheguei, o grupo tinha problemas, mas conseguimos resolver no curto prazo, e isso é muito difícil. Quando eu cheguei agora no vestiário, após o jogo, não disse nada a eles. Só aplaudi. Um gesto, às vezes, vale mais do que mil palavras", festejou o comandante gremista.

Ainda assim, o esquema com três volantes está com os dias contados. Tudo porque Zé Roberto está recuperado de lesão muscular, e sua volta ao time é praticamente certa. Existe a chance de ele atuar já neste sábado, embora não seja o mais provável. Riveros, convocado pela seleção paraguaia, desfalcará a equipe nas próximas rodadas, abrindo espaço para a volta do camisa 10 contra Goiás, Portuguesa e Náutico, ao menos.

O centroavante Barcos, que deixou o campo carregado por conta de uma pancada no joelho na última quarta, já não sentiu mais dores. Como o exame não constatou lesão, ele segue na equipe ao lado de Kleber. Eduardo Vargas, que a exemplo de Zé Roberto está recuperado de lesão, deve ser opção no banco de reservas para o jogo deste sábado.

Na Ponte Preta, a principal esperança de gols atende por um ex-gremista: o centroavante William, artilheiro do Brasileirão, com 10 gols, de passagem obscura pelo Sul em 2010. Lesionado, o goleador está de volta após três jogos de ausência. O desfalque no ataque, porém, será Rildo, com entorse no tornozelo. Chiquinho deve permanecer na equipe.

Apesar de estar na zona de rebaixamento, a Ponte Preta vem em alto astral: na quarta-feira, o clube eliminou o Criciúma e garantiu, pela primeira vez, passagem à fase internacional da Copa Sul-Americana. "Sabíamos como era importante este jogo para a Ponte e para esta torcida maravilhosa. Trabalhamos muito no ano passado para isso e conseguimos confirmar hoje. Agora, vamos trabalhar para conquistar ainda mais na competição", comemorou o volante Baraka.

O zagueiro Betão projeta um jogo difícil na Arena do Grêmio: "Eu acredito que lá eles venham a campo para definir logo. Com pressão mesmo, pois é o estilo deles ter um jogo duro e forte. A torcida também vai querer muito e cabe a nós, jogadores da Ponte, evitar esse sufoco inicial e tentar administrar na medida do possível", analisa.

Em Porto Alegre, a Ponte Preta não derrota o Grêmio há 27 anos - apenas sete jogos foram realizados neste período, com cinco vitórias do time da casa e dois empates.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X PONTE PRETA

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 31 de agosto de 2013, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Assistentes: Katiuscia Berger Mendonça (ES) e Eduardo de Souza Couto (RJ)

GRÊMIO: Dida; Werley, Rhodolfo e Bressan; Pará, Souza, Ramiro, Riveros (Zé Roberto) e Alex Telles; Kleber e Barcos
Técnico: Renato Gaúcho

PONTE PRETA: Roberto; Régis, Betão, Diego Sacoman e Uendel; Baraka, Fernando Bob, Giovani e Ramírez; Chiquinho e William
Técnico: Jorginho

Leia tudo sobre: GremioPonte Pretabrasileirao

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas