São Paulo voltou a vencer no Brasileirão e terá quatro jogos em oito dias no primeiro turno para tentar sair do rebaixamento antes da "virada"

São Paulo bateu o Fluminense no Morumbi no domingo pelo Brasileirão
Photocamera
São Paulo bateu o Fluminense no Morumbi no domingo pelo Brasileirão

Uma estatística preocupa o São Paulo antes da maratona que encerra a campanha do time no primeiro turno. Em 2012, os últimos quatro colocados depois de 19 rodadas - Palmeiras (16 pontos), Atlético-GO (16 pontos), Sport (15 pontos) e Figueirense (14 pontos) - foram justamente os que acabaram caindo. A equipe do Morumbi reencontrou a vitória com os 2 a 1 diante do Fluminense no final se semana, mas ainda segue na degola, com o 18º lugar. Agora terá quatro jogos para sair da zona de rebaixamento antes da virada de turno do Brasileirão. 

São Paulo vai sair da zona de rebaixamento? Comente com outros leitores

Em apenas oito dias, o São Paulo encara Botafogo (no domingo, no Rio de Janeiro), Náutico (em 3 de setembro, no Recife), Criciúma (no dia 5, em São Paulo) e Coritiba (no dia 8, em Curitiba). O último período para treinamentos antes dessa maratona começa na manhã desta terça-feira.

Leia mais: Rodrigo Caio admite vestiário "totalmente diferente" após vitória

"Considero essa sequência importantíssima para sinalizarmos se vamos sair rapidamente dessa situação", diz o técnico Paulo Autuori, que, da reapresentação do elenco até a véspera do próximo duelo, vai tentar conciliar a necessidade de trabalhos táticos com a atenção para o aspecto físico dos atletas.

Veja a tabela e a classificação do Campeonato Brasileiro

"Temos que jogar mais verticalmente. O coletivo tem que melhorar muito. Vamos ter um jogo extremamente difícil contra o Botafogo", acrescentou o treinador no domingo, depois de vencer o Fluminense. 

O receio da comissão técnica com a sequência de jogos, pensando na condição dos atletas e na tabela complicada, é o mesmo da diretoria, que consultou a Confederação Brasileira de Futebol sobre uma alteração. O clube, que já foi atendido pela entidade diversas vezes, agora pede que ela aguarde a divulgação da data de estreia do São Paulo na Copa Sul-americana para verificar a possibilidade de adiar a partida contra o Náutico para alguma semana livre.

*com Gazeta Esportiva

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.