De operário a atacante da Inglaterra: a reviravolta do 'decisivo' Rickie Lambert

Por Thiago Rocha - iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Jogador do Southampton, que já trabalhou em fábrica de beterrabas em conserva, brilhou em estreia pela seleção inglesa e garantiu vitória de seu time no último minuto no sábado

Michael Regan/Getty Images
Rickie Lambert faz de pênalti o gol da vitória por 1 a 0 do Southampton sobre o West Bromwich, no sábado

Agosto tem sido um mês inesquecível para Rickie Lambert. No dia 8, o atacante do Southampton viu nascer Bella Rose, sua terceira filha. Depois de tantos cumprimentos e mensagens, ele ficou sem bateria no celular para receber uma outra grande notícia: Michelle Farrer, diretora operacional da Football Association, tentava avisar o jogador sobre sua primeira convocação à seleção inglesa.

Comente esta notícia com outros torcedores

A estreia por seu país não poderia ter sido melhor para o jogador de 31 anos, um coadjuvante entre os atacantes que atuam no futebol inglês. No amistoso com a Escócia, na última quarta-feira, no Wembley, substituiu Rooney no segundo tempo e no primeiro toque na bola, uma cabeçada, decretou a vitória por 3 a 2. Foi o quatro jogador da história, ao lado de Bobby Charlton, Jimmy Greaves e Alan Shearer, a debutar fazendo gol com a camisa da Inglaterra. Recebido como herói em seu clube, três dias depois foi a vez de fazer a torcida do Southampton vibrar. Em cobrança de pênalti nos acréscimos, ele garantiu o triunfo fora de casa sobre o West Bromwich, na rodada de abertura da temporada 2013/2014 do Campeonato Inglês.

Clive Mason/Getty Images
Rickie Lambert faz o gol da vitória da Inglaterra por 3 a 2 sobre a Escócia

A estreia tardia, mas promissora com a seleção inglesa, aliada aos gols pelo Southampton fazem Rickie Lambert sonhar ainda mais alto: disputar a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. "Não quero decair. Senti o gosto e quero mais. Se for minha única convocação, então não poderia ter imaginado uma estreia melhor", analisou o atacante, que tem a insistência como uma característica marcante. Um lugar fixo no elenco comandado por Roy Hodgson, no entanto, daria um desfecho de sonho a uma carreira quase interrompida aos 15 anos.

Paulinho ganha elogios na Inglaterra e entra na seleção da rodada

Lambert começou a jogar aos 10 anos, pelo Liverpool. Aos 15, recebeu o diagnóstico de que não era bom o suficiente para ser profissional. Insistiu até achar abrigo no Blackpool, por lá jogou duas temporadas mas rescindiu contrato por conta de cinco meses de salários atrasados. Em 2001, com 18, fechou com o Macclesfield Town, da quarta divisão. Como o que ganhava não era suficiente, aceitou trabalhar numa fábrica de beterrabas em conserva para complementar a renda. Sua função era colocar tampas nas embalagens de vidro.

Michael Regan/Getty Images
Rickie Lambert comemora gol da vitória do Southampton diante do West Bromwich

Stockport County, Rochdale e Bristol Rovers foram outros clubes que apostaram no grandalhão Lambert, de 1,88m de altura. Foram as atuações por este último (59 gols em 155 jogos) que chamaram a atenção do Southampton, que o contratou por cerca de 1 milhão de libras. O começo foi complicado, pois apresentou problemas para perder peso, além de ser acusado de falta de comprometimento por Alan Pardew, o treinador na época. Mas aos poucos ganhou espaço, e os gols do atacante alçaram o time da terceira divisão inglesa para a elite.

Com Philippe Coutinho e Lucas Leiva, Liverpool vence na estreia

Um dos poucos jogadores com gols marcados nas quatro primeiras divisões do futebol inglês, Rickie Lambert marcou 104 vezes em 197 partidas pelo Southampton, que estendeu o contrato com o atacante até julho de 2016. 

Apesar de a convocação ter surpreendido até o jogador, o técnico da seleção inglesa, Roy Hodgson, definiu a opção por Rickie Lambert como "respirar ar fresco", já que achar um parceiro ideal para Wayne Rooney tem sido uma missão complicada. Ao atacante, basta mostrar que o treinador está no caminho certo. Nem que seja na base da insistência.

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas