Campeonato Inglês começa neste final de semana com os arquirrivais City e United favoritos ao título, ao lado do Chelsea. Já Arsenal, Tottenham e até mesmo o Liverpool correm por fora

Fernandinho vai reforçar o Manchester City
Site oficial
Fernandinho vai reforçar o Manchester City

Nas últimas sete temporadas, seis títulos do Campeonato Inglês ficaram com os times da cidade de Manchester - em uma oportunidade a conquista foi do City, 2011/12, e cinco vezes a Premier League foi vencida pelo United (2006/07, 07/08, 08/09, 10/11 e 12/13). A sequência só foi quebrada pelo Chelsea, na competição de 2009/2010, quando a equipe londrina foi a campeã.

Quem vence a edição 2013/2014 do Campeonato Inglês? Comente!

Com a manuteção da sua forte base, o atual campeão Manchester United aparece como principal candidado ao título, ao lado do arquirrival City, que se reforçou com alguns bons nomes, como os espanhois Jesus Navas e Negredo, o meia brasileiro Fernandinho e o montenegrino Jovetic. Em contrapartida, o time perdeu Tevez para a Juventus.

Confira as camisas de todos os clubes que disputam o Campeonato Inglês

Dos clubes de Londres, o que aparece com maiores chances de atrapalhar a vida da dupla de Manchester é o Chelsea. O clube azul trouxe de volta o treinador José Mourinho e renovou as esperanças da torcida, que confia no trabalho do português. Além do comandante, chegaram os talentosos Andre Schürrle e Kevin de Bruyne, destaques da Bundesliga passada por Bayer Leverkusen e Werder Bremen, respectivamente.

Eto'o se anima com a possibilidade de voltar a trabalhar com Mourinho

Tottenham e Arsenal, outros grandes e tradicionais times da capital inglesa, também pretendem acabar com essa hegemonia recente que United e City criaram, mas não aparentam entrar no torneio com a mesma força do Chelsea. A ideia de ambos é tentar surpreender, assim como o Liverpool.

INVESTIMENTO EM REFORÇOS
A Inglaterra, aliás, foi o país que mais abriu os cofres em contratações neste começo de temporada. Na soma dos 20 clubes da primeira divisão, mais de 434 milhões de euros foram investidos em reforços - cerca de R$ 1,3 bilhão -, deixando França e Itália a mais de 100 milhões de euros de distância.

Veja fotos do último título do Manchester United no Inglês :

JOGADORES BRASILEIROS
Serão no 13 total: David Luiz, Oscar e Ramires (Chelsea); Philippe Coutinho e Lucas Leiva (Liverpool); Fernandinho (Manchester City); Rafael, Fábio e Anderson (Manchester United); Guly do Prado (Southampton); Gomes, Paulinho e Sandro (Tottenham).

AGENDA
Início : 17 de agosto de 2013
Término : 11 de maio de 2014
Times que subiram : Cardiff City, Hull City e Crystal Palace
Times que caíram : Queens Park Rangers, Reading e Wigan
Vagas na Champions : Quatro
Vagas na Liga Europa : Uma
Vagas diretas de rebaixamento : Três

BRIGA PELO TÍTULO
O desafio está lançado contra os times de Manchester. United e City, assim como fizeram nas últimas duas temporadas, começam a competição um passo à frente dos rivais. Na cola aparece o Chelsea, que tenta recuperar o prestígio dentro do Campeonato Inglês. Para isso, o dono do clube londrino, o russo Roman Abramovich, não poupou esforços para reforçar sua equipe e apostar suas fichas no retorno de Mourinho, que já brilhou no clube em sua primeira passagem. Esses três times são os favoritos.

Tottenham contratou Paulinho para, pelo menos, brigar por uma vaga na Champions League
Divulgação/Tottenham
Tottenham contratou Paulinho para, pelo menos, brigar por uma vaga na Champions League

LUTA POR VAGAS EUROPEIAS
A quarta vaga para Champions League deve ser bastante disputada entre três clubes. E o Tottenham aparece com uma ligeira vantagem sobre Arsenal e Liverpool, já que o clube contratou o meia brasileiro Paulinho e o atacante espanhol Soldado. Em contrapartida, sua maior estrela, o galês Gareth Bale, não deve permanecer , enfraquecendo demais o time.

Veja também: Suárez muda de ideia e dá a entender que ficará no Liverpool

Na briga por vaga na Champions ainda podem aparecer outros clubes, como Everton e West Bromwich, mas ambos se contentam em se classificar, pelo menos, para Liga Europa. O Newcastle foi muito mal na temporada passada, mas tem tradição para também almejar um lugar em competição europeia.

EQUIPES COADJUVANTES
Das equipes recém-promovidas, o Cardiff City é quem almeja fazer uma competição mais regular, já que manteve a base que foi campeã da 2ª divisão com sobras e ainda se reforçou em posições pontuais. Swansea, West Ham, Fulham, Aston Villa e Stoke City são os outros times que devem fazer figuração na competição.

BRIGA CONTRA O REBAIXAMENTO
Na temporada passada, o Sunderland só conseguiu se salvar do descenso nas rodadas finais e a luta da equipe será, de novo, para não cair. O Southampton, que tem o brasileiro Guly do Prado em seu elenco, e o Norwich City, aparecem como candidatos ao rebaixamento, ao lado de Hull City e Crystal Palace, que subiram para elite nesta temporada.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.