Clubes de Londres tentam acabar com a hegemonia da dupla de Manchester

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Campeonato Inglês começa neste final de semana com os arquirrivais City e United favoritos ao título, ao lado do Chelsea. Já Arsenal, Tottenham e até mesmo o Liverpool correm por fora

Site oficial
Fernandinho vai reforçar o Manchester City

Nas últimas sete temporadas, seis títulos do Campeonato Inglês ficaram com os times da cidade de Manchester - em uma oportunidade a conquista foi do City, 2011/12, e cinco vezes a Premier League foi vencida pelo United (2006/07, 07/08, 08/09, 10/11 e 12/13). A sequência só foi quebrada pelo Chelsea, na competição de 2009/2010, quando a equipe londrina foi a campeã.

Quem vence a edição 2013/2014 do Campeonato Inglês? Comente!

Com a manuteção da sua forte base, o atual campeão Manchester United aparece como principal candidado ao título, ao lado do arquirrival City, que se reforçou com alguns bons nomes, como os espanhois Jesus Navas e Negredo, o meia brasileiro Fernandinho e o montenegrino Jovetic. Em contrapartida, o time perdeu Tevez para a Juventus.

Confira as camisas de todos os clubes que disputam o Campeonato Inglês

Dos clubes de Londres, o que aparece com maiores chances de atrapalhar a vida da dupla de Manchester é o Chelsea. O clube azul trouxe de volta o treinador José Mourinho e renovou as esperanças da torcida, que confia no trabalho do português. Além do comandante, chegaram os talentosos Andre Schürrle e Kevin de Bruyne, destaques da Bundesliga passada por Bayer Leverkusen e Werder Bremen, respectivamente.

Eto'o se anima com a possibilidade de voltar a trabalhar com Mourinho

Tottenham e Arsenal, outros grandes e tradicionais times da capital inglesa, também pretendem acabar com essa hegemonia recente que United e City criaram, mas não aparentam entrar no torneio com a mesma força do Chelsea. A ideia de ambos é tentar surpreender, assim como o Liverpool.

INVESTIMENTO EM REFORÇOS
A Inglaterra, aliás, foi o país que mais abriu os cofres em contratações neste começo de temporada. Na soma dos 20 clubes da primeira divisão, mais de 434 milhões de euros foram investidos em reforços - cerca de R$ 1,3 bilhão -, deixando França e Itália a mais de 100 milhões de euros de distância.

Veja fotos do último título do Manchester United no Inglês:

Alex Ferguson levanta o troféu de campeão inglês, seu último título com o Manchester United. Foto: Phil Noble/ReutersJogadores do United desfilam por Manchester para festejar o título inglês. Foto: Clint Hughes/APA estreia do Manchester United não foi boa. Na primeira rodada, derrota para o Everton por 1 a 0. Foto: Michael Regan/Getty ImagesO jogo marcou a estreia de Van Persie, que começou no banco e entrou no 2º tempo, mas pouco conseguiu mostrar em campo. Foto: Getty ImagesA recuperação veio no jogo seguinte. Com golaço de Van Persie, titular desta vez, o time venceu de virada o Fulham por 3 a 2. Foto: Getty ImagesNo jogo seguinte, Van Persie errou cavadinha em pênalti, mas se redimiu ao marcar três na vitória por 3 a 2 sobre o Southampton. Foto: ReutersJogo contra o Liverpool na quinta rodada ficou marcado pela homenagem aos 96 mortos no desastre de Hillsborough. Foto: Getty ImagesCom a bola rolando, o Manchester United levou a melhor e ganhou o clássico por 2 a 1. Foto: Getty ImagesJusto quando se aproximava do então líder, o Chelsea, o United caiu em casa para o Tottenham por 3 a 2. Foto: Getty ImagesA diferença voltou para um ponto com a vitória por 3 a 2 sobre o Chelsea na nona rodada. Hernandez fez gol impedido. Foto: Getty ImagesNa rodada seguinte, vitória por 2 a 1 sobre o Arsenal com gol de Van Persie, que não comemorou o tento contra o ex-time. United assumiu a liderança com o resultado. Foto: AFPA série de cinco vitórias caiu na 12ª rodada. O United perdeu por 1 a 0 do Norwich e foi ultrapassado pelo City. Foto: AFPO time voltou à ponta logo na rodada seguinte, graças à vitória por 3 a 1 sobre o QPR e o tropeço do City. Foto: Getty ImagesNa 16ª rodada, vitória por 3 a 2 no clássico contra o City. Resultado fez time abrir seis pontos na liderança. Foto: Getty ImagesApós empate com o Swansea, United venceu Newcastle por 4 a 3 e encerrou o primeiro turno sete pontos à frente do City. Foto: Getty ImagesApós quatro vitórias seguidas, United empatou com o Tottenham em 1 a 1 na 23ª rodada e viu diferença para o City cair para cinco pontos. Foto: APDiferença voltou aos sete pontos na rodada seguinte, com a vitória por 2 a 1 sobre o Southampton e o empate do City. Foto: APNa rodada seguinte, Rooney marcou o gol da vitória sobre o Fulham. City tropeçou de novo, e diferença atingiu os nove pontos. Foto: Getty ImagesNa rodada seguinte, diferença subiu para 12 pontos. United bateu o Everton por 2 a 0 e contou com derrota do City. Foto: Getty ImagesA derrota por 2 a 1 no clássico diante do Manchester City interrompeu uma série de sete vitórias seguidas do United. Diferença entre os times era de 12 pontos. Foto: Alex Livesey/Getty ImagesTítulo acabou sendo confirmado logo na rodada seguinte. Van Persie marcou os três gols na vitória sobre o Aston Villa. Foto: Getty ImagesJogadores do United comemoram 20º título inglês, conquistado com quatro rodadas de antecedência. Foto: AP

JOGADORES BRASILEIROS
Serão no 13 total: David Luiz, Oscar e Ramires (Chelsea); Philippe Coutinho e Lucas Leiva (Liverpool); Fernandinho (Manchester City); Rafael, Fábio e Anderson (Manchester United); Guly do Prado (Southampton); Gomes, Paulinho e Sandro (Tottenham).

AGENDA
Início: 17 de agosto de 2013
Término: 11 de maio de 2014
Times que subiram: Cardiff City, Hull City e Crystal Palace
Times que caíram: Queens Park Rangers, Reading e Wigan
Vagas na Champions: Quatro
Vagas na Liga Europa: Uma
Vagas diretas de rebaixamento: Três

BRIGA PELO TÍTULO
O desafio está lançado contra os times de Manchester. United e City, assim como fizeram nas últimas duas temporadas, começam a competição um passo à frente dos rivais. Na cola aparece o Chelsea, que tenta recuperar o prestígio dentro do Campeonato Inglês. Para isso, o dono do clube londrino, o russo Roman Abramovich, não poupou esforços para reforçar sua equipe e apostar suas fichas no retorno de Mourinho, que já brilhou no clube em sua primeira passagem. Esses três times são os favoritos.

Divulgação/Tottenham
Tottenham contratou Paulinho para, pelo menos, brigar por uma vaga na Champions League

LUTA POR VAGAS EUROPEIAS
A quarta vaga para Champions League deve ser bastante disputada entre três clubes. E o Tottenham aparece com uma ligeira vantagem sobre Arsenal e Liverpool, já que o clube contratou o meia brasileiro Paulinho e o atacante espanhol Soldado. Em contrapartida, sua maior estrela, o galês Gareth Bale, não deve permanecer, enfraquecendo demais o time.

Veja também: Suárez muda de ideia e dá a entender que ficará no Liverpool

Na briga por vaga na Champions ainda podem aparecer outros clubes, como Everton e West Bromwich, mas ambos se contentam em se classificar, pelo menos, para Liga Europa. O Newcastle foi muito mal na temporada passada, mas tem tradição para também almejar um lugar em competição europeia.

EQUIPES COADJUVANTES
Das equipes recém-promovidas, o Cardiff City é quem almeja fazer uma competição mais regular, já que manteve a base que foi campeã da 2ª divisão com sobras e ainda se reforçou em posições pontuais. Swansea, West Ham, Fulham, Aston Villa e Stoke City são os outros times que devem fazer figuração na competição.

BRIGA CONTRA O REBAIXAMENTO
Na temporada passada, o Sunderland só conseguiu se salvar do descenso nas rodadas finais e a luta da equipe será, de novo, para não cair. O Southampton, que tem o brasileiro Guly do Prado em seu elenco, e o Norwich City, aparecem como candidatos ao rebaixamento, ao lado de Hull City e Crystal Palace, que subiram para elite nesta temporada.

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas