Buscando o fim da má fase, Grêmio visita o Bahia em Salvador

Por Gazeta |

compartilhe

Tamanho do texto

Vitória fora de casa é fundamental para o time gaúcho tentar se aproximar do G4 do Brasileirão

Com um elenco caro e numeroso, o Grêmio é uma das grandes decepções deste começo de Campeonato Brasileiro. A derrota para o Coritiba, na última quinta, deixou o Tricolor Gaúcho com apenas 16 pontos, em 9º lugar na classificação. Neste domingo, a equipe do técnico Renato Gaúcho tentará a recuperação justamente diante de uma das boas surpresas do certame até agora: o Bahia, na Fonte Nova.

Confira classificação, tabela de jogos e artilharia do Campeonato Brasileiro

A parada é dura para o time gaúcho: o Grêmio até agora não venceu nenhuma vez fora de casa. Contra o Coxa, perdeu a primeira na Arena. Para piorar a situação, o técnico Renato Gaúcho tem vários desfalques importantes em seu time titular, o que não ameniza a necessidade de vitória: "precisamos começar a vencer fora de casa com urgência, até para recuperar os pontos que perdemos aqui", sintetizou o diretor de futebol Rui Costa, após a derrota para o Coritiba.

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Renato Gaúcho brinca com a bola em treino do Grêmio

Os problemas estão em todos os setores da equipe. Na defesa, Pará, suspenso pelo terceiro amarelo, é desfalque certo, devendo dar lugar a Moisés. No meio, Zé Roberto, lesionado, segue fora. Sem ele, o Grêmio ainda não venceu no Brasileirão. No ataque, duas baixas: Kleber, suspenso, e Vargas, ainda lesionados, não viajam a Salvador. Barcos, em má fase, é o único titular garantido no jogo deste domingo.

O esquema tático também é uma incógnita. Renato Gaúcho formou o time num 4-4-2 nos primeiros jogos, escalou um 3-5-2 que teve boa atuação no Gre-Nal, mas voltou ao 4-4-2, com três volantes, na derrota para o Coxa. Com a volta de Werley, que cumpriu suspensão na rodada do meio de semana, a tendência é do retorno ao esquema com três zagueiros.

Com 19 pontos, o Bahia é uma das grandes surpresas do campeonato. Após um primeiro semestre muito fraco, em que sofreu duas goleadas para o arquirrival Vitória, o time se reorganizou a partir da chegada de Cristóvão Borges, adquirindo pontuação de G-4. Na última quarta, perdeu no finzinho para o Atlético-PR, por 1 a 0, em Curitiba, jogando com um a menos desde o primeiro tempo.

"A gente voltou para o segundo tempo, conseguiu reorganizar a equipe e, claro, se fechar bem para jogar no contra-ataque. Estávamos conseguindo bem. Mesmo sofrendo toda aquela pressão, a gente conseguiu algumas saídas, porque o objetivo do segundo tempo era esse. Foi uma pena a gente ter levado o gol", afirmou Cristóvão, ex-jogador do Grêmio nos anos 80, após a partida.

Justamente por ter sido expulso contra o Furacão, o lateral Madson é o desfalque baiano para o jogo diante do Grêmio. Seu substituto poderá ser Neto, Diones e até mesmo o colombiano Ângulo, que tem chances de fazer sua estreia pela equipe. Por outro lado, Cristóvão terá de volta o centroavante Fernandão, que não jogou contra o Atlético-PR devido a questões contratuais.

Um ponto positivo a favor do Grêmio para este jogo é a ampla vantagem que o Tricolor Gaúcho tem tido nos confrontos diretos entre os dois clubes. Em Salvador, a equipe gremista não perde há quatro partidas para o Bahia. Somando os jogos realizados em Porto Alegre, são oito duelos de invencibilidade. A última derrota foi justamente na antiga Fonte Nova, pela Copa do Brasil de 2005, por 2 a 1.

FICHA TÉCNICA - BAHIA X GRÊMIO

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 11 de agosto de 2013, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Assistentes: Lorival Cândido das Flores (RN) e Flávio Gomes Barroca (RN)

BAHIA: Marcelo Lomba; Neto (Ângulo), Rafael Donato, Titi e Raul; Fahel, Hélder, Rafael Miranda e Marquinhos Gabriel; Wallyson e Fernandão
Técnico: Cristóvão Borges

GRÊMIO: Dida; Werley, Rhodolfo e Bressan; Moisés, Souza (Adriano), Riveros, Elano e Alex Telles; Lucas Coelho (Paulinho) e Barcos
Técnico: Renato Gaúcho

Leia tudo sobre: grêmiobahiabrasileirao

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas