Melhores zagas, Corinthians e Cruzeiro tentam repetir trunfo de últimos campeões

Por Bruno Winckler - iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Das 10 edições do Brasileirão por pontos corridos, campeão teve a primeira ou a segunda melhor defesa em oito. Cruzeiro e Corinthians despontam no início deste Brasileiro

Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians
Gil, ex-Cruzeiro, comanda a zaga do Corinthians, a melhor do Brasileirão 2013 com cinco sofridos

Após 11 rodadas do Campeonato Brasileiro, Corinthians e Cruzeiro despontam como os donos das duas melhores defesas do torneio. O time paulista só foi vazado cinco vezes e os mineiros, nove. Foram os dois únicos times que sofreram menos de 10 gols. Tomando por base as últimas três temporadas estes números representam uma esperança renovada aos torcedores dos dois clubes.

Veja a classificação completa do Brasileirão

Em 2010, 2011 e 2012 o dono da melhor defesa levou o título. Desde 2003, quando adotou-se a fórmula dos pontos corridos para o Brasileirão, o campeão teve a melhor defesa em cinco edições (2006, 2007, 2010, 2011 e 2012). Outras três vezes o campeão teve a segunda melhor defesa (2003, 2008 e 2009). Desta forma, Corinthians e Cruzeiro aparecem bem na briga pela taça de 2013. 

Leia também: Desgaste pode obrigar Cruzeiro a poupar jogadores nas próximas rodadas

O Cruzeiro, vice-líder com 21 pontos, tem também outros números que o apontam como um dos favoritos ao título. O time mineiro tem o melhor ataque e - combinado com a boa defesa - o melhor saldo do Brasileirão. Desde 2006 o campeão não tem o melhor ataque, mas em nove das 10 edições do Brasileirão desde 2003, levou o campeonato quem teve o melhor saldo. O Cruzeiro é o time com mais gols: 23. E o saldo de 14 gols-pró é o melhor deste ano. 

Washington Alves/VIPCOMM
Dedé foi a aposta do Cruzeiro para arrumar a defesa e vem contribuindo neste Brasileirão

Sem Emerson e Pato, Corinthians deve repetir time no clássico contra o Santos

Para o técnico do Cruzeiro, Marcelo Oliveira, sua equipe está conseguindo o equilíbrio necessário entre ataque e defesa. "Quando um time se propõe a atacar como faz o Cruzeiro, com o melhor ataque do campeonato, é natural dar um contra-ataque para o adversário, mas nós estamos suportando bem. Queremos um time envolvente, que chegue sempre, que busque a vitória a todo custo", disse o treinador após a vitória sobre o Coritiba. 

Tite, técnico do Corinthians campeão do Brasileirão de 2011 valoriza os números de ataque e defesa, mas está certo que o equilíbrio dos dois setores é que pode determinar o campeão. "Para mim, mais do que melhor ataque ou melhor defesa, o que deve ser observado é o saldo. O saldo é que demonstra o equilíbrio de uma equipe", disse o técnico. O Corinthians tem o quarto  pior ataque do campeonato (10 gols), mas fez quatro nos últimos dois jogos - e sem sofrer gols.   

Corinthians e Cruzeiro se enfrentaram na quarta rodada e o time mineiro venceu por 1 a 0, em gol de pênalti. O resultado comprova o bom momento defensivo das duas equipes. 

Botafogo: líder com bom saldo
O Botafogo lidera o campeonato e apesar de não ter nem a melhor defesa nem o melhor ataque, tem o segundo melhor saldo: 8, com 18 gols pró e 10 contra. Por conta disso, o técnico Oswaldo de Oliveira valoriza a campanha até aqui. "Essa é uma competição dificílima, com jogos em alto nível. Não há uma alternância de confrontos com times fracos, mais ou menos e depois um clássico como acontece nos estaduais. Conseguir se manter vencendo e eventualmente liderando o campeonato é uma alegria muito grande", disse o técnico botafoguense.

Leia tudo sobre: corinthianscruzeirobrasileirãoigsp

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas