Corinthians, Flamengo, Fluminense e São Paulo patinam e torneio tem novos protagonistas. Botafogo e Coritiba lideram o Brasileirão

Coritiba, de Alex, é o único invicto do Brasileirão
Miguel Schincariol/Gazeta Press
Coritiba, de Alex, é o único invicto do Brasileirão

Corinthians, Flamengo, Fluminense e São Paulo, campeões das últimas oito edições do Brasileirão, iniciam muito mal o Brasileirão e com isso, times que passaram longe do título nas últimas temporadas, despontaram, casos de Botafogo e Coritiba.

Veja a tabela do Campeonato Brasileiro

Pelo aproveitamento dos líderes, a tendência, em comparação aos outros campeonatos de pontos corridos, é que neste ano o campeão tenha um dos menores aproveitamentos desde 2003. Internacional e Cruzeiro, com 15 pontos, também são destaques neste início de campeonato.

Com 16 pontos, Botafogo e Coritiba só têm aproveitamento melhor após oito rodadas do que o Criciúma de 2004, que era líder no início do torneio com 15 pontos. O time catarinense acabou rebaixado naquele ano e só voltou à elite nesta temporada.

Os campeões das últimas oito edições do Brasileirão ocupam as primeiras posições fora da zona de rebaixamento Corinthians (13º), Fluminense (14º), Flamengo (15º) e São Paulo (16º). No G-4, além de Botafogo e Coritiba, estão Cruzeiro e Internacional. O time mineiro flertou com o rebaixamento há duas temporadas e não briga por título desde 2010, quando foi vice. O Cruzeiro ainda é dono do melhor aproveitamento de um campeão nos pontos corridos, em 2003. 

O Inter, que não ganha o Brasileirão desde 1979, engatou três vitórias seguidas e já se coloca como candidato ao título. Esteve sempre no pelotão de frente nos últimos anos, foi vice em 2005, 2006 e 2009, mas com reforços como Alex e Scocco, o time vem forte. 

Veja fotos da oitava rodada do Campeonato Brasileiro


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.