Recopa Sul-Americana já teve edições no Japão e EUA. Relembre histórico

Por Mauricio Nadal - iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

São Paulo e Botafogo disputaram o torneio em 1994, em Kobe, no Japão. Brasileiros têm oito títulos e dominam a Recopa. Tetra, Boca Juniors é o maior vencedor da competição

Gazeta Press
Neymar levantou a taça de campeão da Recopa no ano passado

Corinthians e São Paulo iniciam a busca pelo título da Recopa Sul-Americana nesta quarta-feira, no Morumbi. A competição que atualmente une o campeão da Libertadores e da Copa Sul-Americana já teve outras 20 edições e tem o Santos como atual campeão.

Deixe o seu recado e comente esta notícia com outros torcedores

Realizada desde 1989, a Recopa já teve diferentes regulamentos. Começou com o confronto entre o vencedor da Libertadores e da extinta Supercopa, com jogos de ida e volta, ou então em partida única disputada em países como Estados Unidos e Japão.

Leia mais: São Paulo encara Corinthians e jejum para provar tradição continental na Recopa

A primeira decisão fora da América do Sul aconteceu em 1990, em Miami, nos EUA. Na ocasião, o Boca Juniors passou pelo Nacional, da Colômbia. Já em 1994, o São Paulo, campeão da Libertadores no ano anterior, venceu o Botafogo por 3 a 1. E o duelo entre os clubes brasileiros ocorreu em Kobe, no Japão. Na mesma cidade japonesa, o Grêmio goleou o Independiente pelo placar de 4 a 1.

Divulgação/ São Paulo
Jogadores do São Paulo comemoram título da Recopa de 1994, após vitória diante do Botafogo, no Japão


Vale lembrar que o torneio deixou de ser disputado entre os anos de 1999 e 2002. A última edição da Recopa fora da América do Sul aconteceu em 2004, com vitória do Cienciano, do Peru. No ano seguinte, a competição voltou a ser disputada com jogos de ida e volta, nas respectivas casas dos times.

Confira ainda: Rivalidade entre São Paulo e Corinthians valoriza Recopa 2013

No ano passado o título ficou com o Santos de Neymar. O time dirigido na época por Muricy Ramalho empatou sem gols diante da Universidad do Chile, mas venceu por 2 a 0 na volta, realizada no Pacaembu e faturou a competição pela primeira vez.

Entre os times, o Boca Juniors tem quatro títulos (1990, 2005,2006 e 2008) e é o maior vencedor da história da Recopa. Inter e São Paulo têm duas conquistas e a equipe paulista pode chegar ao tri na competição, caso vença o arquirrival Corinthians. Já no ranking dos países, o Brasil lidera com oito títulos e seis vices na história. Já os argentinos faturaram a Recopa por seis vezes e ficaram em segundo em dez oportunidades.

Leia tudo sobre: santossão paulocorinthiansbotafogoargentinarecopa sul-americana 2013igsp

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas