Sem sucesso nos campeonatos estaduais, os clubes tiveram de enfrentar problemas internos antes da pausa para Copa das Confederações

Mano Menezes: treinador dirigirá o Flamengo pela primeira vez no amistoso deste sábado
Fabio Castro/Agif/Gazeta Press
Mano Menezes: treinador dirigirá o Flamengo pela primeira vez no amistoso deste sábado

O ano de 2013 tem sido conturbado para São Paulo e Flamengo. Sem sucesso nos campeonatos estaduais, os clubes tiveram de enfrentar problemas internos e agora buscam a redenção na temporada após a parada para a disputa da Copa das Confederações. E o primeiro teste acontece às 19 horas (de Brasília) deste sábado, em amistoso no Parque do Sabiá, em Uberlândia.

Deixe seu recado e comente a notícia com outros torcedores

A partida será organizada a convite da cidade mineira, que completa 125 anos, e marcará a estreia do técnico Mano Menezes no comando do time. O treinador foi contratado durante o recesso do Campeonato Brasileiro para ocupar a vaga do demitido Jorginho. Esse é o primeiro trabalho do comandante desde que foi dispensado da Seleção Brasileira no fim do ano passado.

"Tivemos um bom período de treinos em Pinheiral, conseguimos melhorar o aspecto físico dos jogadores e eles começaram a entender e assimilar o que estamos pedindo em termos de proposta tática. Mas apenas quando a bola começa a rolar que temos a exata noção de como as coisas estão e é importante um teste contra um time de grande nível no futebol brasileiro", comemorou o ex-técnico de Corinthians e Grêmio.

Já pelos lado são-paulinos, a expectativa é pela presença de Luis Fabiano, que depois de ter sido colocado à disposição para o mercado pela diretoria, confirmou no início desta semana que não deixará o Morumbi. O centroavante sofreu uma pancada na canela esquerda e não participou do treino de sexta-feira, mas assim como Lúcio, gripado, não deve ser desfalque no sábado.

"É um amistoso co um objetivo, para começar a dar ritmo para a final e a certeza de pegar um estádio lotado. São equipes que buscam o melhor posicionamento no Campeonato Brasileiro. Eles vão com o novo técnico e a gente tentando manter uma postura do nosso trabalho. É um jogo para ser levado a serio", destacou Ney Franco.

Ney Franco, técnico do São Paulo
Gazeta Press
Ney Franco, técnico do São Paulo

Se puder contar com a experiente dupla, o treinador terá apenas um desfalque para o duelo com os cariocas. O meia Jadson está concentrado com a Seleção Brasileira para a disputa da final da Copa das Confederações e só irá reintegrar o grupo na próxima semana, pensando na decisão da Recopa Sul-americana com o Corinthians. Melhor para Aloísio, que fica com a vaga entre os titulares.

"Temos que recolocar nossos jogadores em atividade em um jogo contra uma equipe qualificada. Foram dez dias que ficamos parados não altera muito o padrão físico, mas perde o ritmo de jogo. Passar pelo Flamengo é interessante para entrar mais forte no jogo de quarta com o Corinthians. É oportunidade dos jogadores, de alternar a parte tática", celebrou o comandante tricolor.

No time da Gávea, a grande novidade está no esquema de jogo montado por Mano Menezes. Assim como fez no Corinthians e na Seleção, o técnico aposta em uma formação com três atacantes, com Paulinho, Marcelo Moreno e Carlos Eduardo. Já o lateral esquerdo João Paulo, renegado por Jorginho, assume a condição de titular no posto de Ramon.

"O Mano Menezes aposta na movimentação na frente para fazer o esquema dar certo. Eu, Gabriel e Carlos Eduardo temos que trocar muito de lugar, nos movimentarmos bastante. Assim, o Marcelo Moreno e o Hernane, seja quem jogar, fica como referência. Nós estamos com muita vontade de fazer as coisas de maneira correta para o Flamengo emplacar na temporada", projetou Paulinho.

FICHA TÉCNICA -  FLAMENGO X SÃO PAULO
Local: Estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG)
Data: 29 de junho de 2013 (Sábado) 
Horário: 19 horas (de Brasília) 
Árbitro: Alício Pena Júnior (MG) 
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago (Fifa-MG)

FLAMENGO: Felipe; Leonardo Moura, Wallace, Marcos González e João Paulo; Víctor Cáceres, Elias e Gabriel; Carlos Eduardo, Marcelo Moreno e Paulinho
Técnico: Mano Menezes

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Douglas, Lúcio, Rafael Tolói e Juan; Denílson, Rodrigo Caio e Paulo Henrique Ganso; Aloísio, Osvaldo e Luis Fabiano
Técnico: Ney Franco

*Com Gazeta

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.