Santos é o clube que mais usa categorias de base no Brasileirão

Por Pedro Taveira - iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Time da Vila Belmiro já colocou em campo nove jogadores formados por ele; Internacional é o maior revelador, com 22 atletas espalhados em oito equipes da Série A

Gazeta Press
Atacante Neílton é uma das revelações do Santos em 2013; time já usou nove jogadores da base

O Santos é o time que mais usou jogadores das categorias de base no Brasileirão 2013 até aqui. Depois de cinco rodadas, a equipe da Vila Belmiro colocou nove atletas formados por ele em campo. O Internacional, porém, é o clube com mais revelações circulando na principal divisão do País: 22.

Acha que o melhor para os times é investir nas categorias de base? Comente!

O número de santistas vindos da base corresponde a 39% dos 23 jogadores que o time já utilizou no campeonato. São eles o goleiro Rafael, o zagueiro Gustavo Henrique, o lateral esquerdo Emerson, os meias Felipe Anderson, Pedro Castro e Leandrinho e os atacantes Neymar, Neílton e Gabriel.

Não colocar em campo jogadores formados no clube foi um dos argumentos do Santos para demitir o técnico Muricy Ramalho, ainda na segunda rodada. O treinador, no entanto, escalou seis destes atletas enquanto teve oportunidade.

O segundo time que mais usou revelações neste Brasileirão é o Vitória, atual vice-líder da competição. A equipe baiana colocou para jogar oito atletas criados por ela. Portuguesa, com sete, vem na sequência. Bahia, São Paulo e Internacional, seis.

O clube gaúcho é o que mais tem jogadores formados espalhados pelas equipes da primeira divisão. São 22, espalhados por Bahia, Corinthians, Criciúma, Flamengo, Fluminense, Goiás, Ponte Preta e São Paulo, incluindo seis em seu próprio elenco. Santos e Vitória estão empatados no segundo lugar, com 18 revelações.

Miguel Schincariol/Gazeta Press
Alexandre Pato, do Corinthians, é um dos 22 jogadores revelados pelo Internacional que disputa o Brasileirão

Corinthians usa pouco base
O Corinthians já colocou 21 atletas em campo neste Brasileirão, mas apenas dois eram crias do “terrão”: o lateral esquerdo Igor e o atacante Leo. O primeiro, porém, só foi escalado em uma partida na qual o titular Fábio Santos estava suspenso. O segundo atuou somente uma vez. São ainda oito os ex-corintianos circulando pelo País.

Já a Ponte Preta é o único time que não usou nenhum atleta de suas categorias de base. Mas é o Náutico o clube que menos tem revelações disputando o campeonato: três, mas todos na própria equipe pernambucana.

USO DE REVELAÇÕES EM CADA CLUBE DO BRASILEIRÃO 2013
Time (posição atual)No próprio elencoEm outras equipes
Atlético-MG (18º)410
Atlético-PR (15º)45
Bahia (8º)68
Botafogo (3º)44
Corinthians (13º)28
Coritiba (1º)32
Criciúma (10º)15
Cruzeiro (5º)48
Flamengo (14º)413
Fluminense (4º)511
Goiás (17º)54
Grêmio (7º)410
Internacional (11º)616
Náutico (19º)30
Ponte Preta (20º)04
Portuguesa (12º)75
Santos (16º)99
São Paulo (6º)68
Vasco (9º)23
Vitória (2º)810


compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas