Time da Vila Belmiro já colocou em campo nove jogadores formados por ele; Internacional é o maior revelador, com 22 atletas espalhados em oito equipes da Série A

Atacante Neílton é uma das revelações do Santos em 2013; time já usou nove jogadores da base
Gazeta Press
Atacante Neílton é uma das revelações do Santos em 2013; time já usou nove jogadores da base

O Santos é o time que mais usou jogadores das categorias de base no Brasileirão 2013 até aqui. Depois de cinco rodadas, a equipe da Vila Belmiro colocou nove atletas formados por ele em campo. O Internacional , porém, é o clube com mais revelações circulando na principal divisão do País: 22.

Acha que o melhor para os times é investir nas categorias de base? Comente!

O número de santistas vindos da base corresponde a 39% dos 23 jogadores que o time já utilizou no campeonato. São eles o goleiro Rafael, o zagueiro Gustavo Henrique, o lateral esquerdo Emerson, os meias Felipe Anderson, Pedro Castro e Leandrinho e os atacantes Neymar, Neílton e Gabriel.

Não colocar em campo jogadores formados no clube foi um dos argumentos do Santos para demitir o técnico Muricy Ramalho, ainda na segunda rodada. O treinador, no entanto, escalou seis destes atletas enquanto teve oportunidade.

O segundo time que mais usou revelações neste Brasileirão é o Vitória , atual vice-líder da competição. A equipe baiana colocou para jogar oito atletas criados por ela. Portuguesa, com sete, vem na sequência. Bahia, São Paulo e Internacional, seis.

O clube gaúcho é o que mais tem jogadores formados espalhados pelas equipes da primeira divisão. São 22, espalhados por Bahia , Corinthians , Criciúma , Flamengo , Fluminense , Goiás , Ponte Preta e São Paulo , incluindo seis em seu próprio elenco. Santos e Vitória estão empatados no segundo lugar, com 18 revelações.

Alexandre Pato, do Corinthians, é um dos 22 jogadores revelados pelo Internacional que disputa o Brasileirão
Miguel Schincariol/Gazeta Press
Alexandre Pato, do Corinthians, é um dos 22 jogadores revelados pelo Internacional que disputa o Brasileirão

Corinthians usa pouco base
O Corinthians já colocou 21 atletas em campo neste Brasileirão, mas apenas dois eram crias do “terrão”: o lateral esquerdo Igor e o atacante Leo. O primeiro, porém, só foi escalado em uma partida na qual o titular Fábio Santos estava suspenso. O segundo atuou somente uma vez. São ainda oito os ex-corintianos circulando pelo País.

Já a Ponte Preta é o único time que não usou nenhum atleta de suas categorias de base. Mas é o Náutico o clube que menos tem revelações disputando o campeonato: três, mas todos na própria equipe pernambucana.

USO DE REVELAÇÕES EM CADA CLUBE DO BRASILEIRÃO 2013
Time (posição atual) No próprio elenco Em outras equipes
Atlético-MG (18º) 4 10
Atlético-PR (15º) 4 5
Bahia (8º) 6 8
Botafogo (3º) 4 4
Corinthians (13º) 2 8
Coritiba (1º) 3 2
Criciúma (10º) 1 5
Cruzeiro (5º) 4 8
Flamengo (14º) 4 13
Fluminense (4º) 5 11
Goiás (17º) 5 4
Grêmio (7º) 4 10
Internacional (11º) 6 16
Náutico (19º) 3 0
Ponte Preta (20º) 0 4
Portuguesa (12º) 7 5
Santos (16º) 9 9
São Paulo (6º) 6 8
Vasco (9º) 2 3
Vitória (2º) 8 10


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.