Liderança após cinco rodadas não costuma virar título no Brasileirão

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Atual primeiro colocado, Coritiba precisa lutar contra histórico da competição para tentar conquistar seu bicampeonato nacional

Com o início da Copa das Confederações no próximo sábado, o Campeonato Brasileiro ficará paralisado por 24 dias e o Coritiba permanecerá como líder da competição. O histórico, no entanto, mostra que ocupar o primeiro lugar depois de cinco rodadas não significa muito em relação ao resultado no final do ano.

Sem jogar, Coritiba é o grande vencedor da noite no Campeonato Brasileiro

Desde 2006, quando o Brasileirão passou a ser disputado por 20 times, nunca o líder após cinco rodadas foi campeão (confira lista abaixo). Na verdade, o posicionamento a essa altura do campeonato tem pouco reflexo nas posições finais. Em 2008 e 2009, por exemplo, São Paulo e Flamengo, respectivamente, foram campeões depois de maus inícios. Ambos ocupavam a 11ª posição após cinco rodadas nestes anos.

Alex domina a bola durante a vitória que levou o Coritiba à liderança do Brasileirão. Foto: Gazeta PressCom gol de Deivid, Coritiba bateu o Náutico e voltou à liderança do Brasileirão. Foto: Gazeta PressCom dois de Ronaldinho Gaúcho, Atlético-MG bateu o Grêmio e venceu a primeira no Brasileiro. Foto: Gazeta PressCom dois de Ronaldinho Gaúcho, Atlético-MG bateu o Grêmio e venceu a primeira no Brasileiro. Foto: Gazeta PressVitória sobre o Goiás deixou o Flu em condição de virar líder antes da parada no Brasileirão. Foto: PhotocameraAbel Braga mostra nervosismo durante a vitória do Fluminense sobre o Goiás. Foto: PhotocameraVitória sobre o Goiás deixou o Flu em condição de virar líder antes da parada no Brasileirão. Foto: PhotocameraVitória venceu o Atlético-PR e assumiu a vice-liderança do Brasileirão. Foto: Gazeta PressVitória venceu o Atlético-PR e assumiu a vice-liderança do Brasileirão. Foto: Gazeta PressVeterano Seedorf marcou o primeiro gol do Botafogo contra a Ponte Preta. Foto: Gazeta PressBotafogo bateu a Ponte Preta fora de casa e assumiu a liderança do Brasileirão. Foto: Gazeta PressIbson fez sua estreia pelo Corinthians apenas dois dias depois de ser apresentado. Foto: Gazeta PressAlexandre Pato lamenta empate sem gols do Corinthians com a Portuguesa. Foto: Gazeta PressZagueiro Paulo André disputa a bola no jogo contra a Portuguesa. Foto: Gazeta PressCorinthians e Portuguesa empataram sem gols no Pacaembu. Foto: Gazeta PressBahia saiu na frente, mas Vasco empatou com gol de Carlos Alberto de pênalti. Foto: Gazeta PressJogadores do Flamengo comemoram um dos gols na vitória fora de casa contra o Criciúma. Foto: Gazeta PressJaime Oliveira foi o técnico interino do Flamengo durante a partida contra o Criciúma. Foto: Gazeta PressCruzeiro e Inter jogaram em Sete Lagoas e ficaram no empate por 2 a 2. Foto: Gazeta PressCruzeiro e Inter jogaram em Sete Lagoas e ficaram no empate por 2 a 2. Foto: DivulgaçãoCruzeiro e Inter jogaram em Sete Lagoas e ficaram no empate por 2 a 2. Foto: Divulgação

A liderança do Coritiba também aparenta fragilidade por igualar a pior campanha de um líder após cinco rodadas (em 2007, o Vasco tinha os mesmos 11 pontos). Até por isso, a equipe paranaense diz que pretende aproveitar a paralisação do campeonato para melhorar seu padrão de jogo.

Diogo garante vitória da Portuguesa e Fluminense perde chance de liderar

A "maldição da liderança" também vale quando o assunto é paralisação por conta de um torneio da Fifa, independente do número de rodadas disputadas. Em 2006 e 2010, ocasiões em que o campeonato parou por causa da Copa do Mundo, o líder antes da paralisação não ficou com o título.

Parada da Copa das Confederações liga alerta e dá esperança no Brasileirão

Em 2006, foi o Cruzeiro quem passou toda a Copa da Alemanha como líder, mas terminou apenas na 9ª posição. Em 2010, Corinthians e Ceará dividiam a ponta, e terminaram respectivamente em 3º e 12º. Já em 2009 não houve pausa para a disputa da Copa das Confederações na África do Sul.

Relembre os líderes após cinco rodadas nos últimos anos e quem acabou campeão:

2012 - Vasco liderava com 13 pontos, Fluminense foi campeão (era o 7º)
2011 - São Paulo liderava com 15 pontos, Corinthians foi campeão (era o 3º)
2010 - Corinthians liderava com 13 pontos, Fluminense foi campeão (era o 3º)
2009 - Internacional liderava com 13 pontos, Flamengo foi campeão (era o 11º)
2008 - Flamengo liderava com 13 pontos, São Paulo foi campeão (era o 11º)
2007 - Vasco liderava com 11 pontos, São Paulo foi campeão (era o 9º)
2006 - Santos liderava com 13 pontos, São Paulo foi campeão (era o 5º)

Leia tudo sobre: brasileirão 2013

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas