Propostas feitas pelo clube catalão para ter craque do Santos possuem mesmo valor de trasações de jogadores brasileiros bem menos famosos

Se Santos aceitar proposta de 25 milhões de euros, Neymar terá custado o mesmo que Felipe Melo
Divulgação
Se Santos aceitar proposta de 25 milhões de euros, Neymar terá custado o mesmo que Felipe Melo

Quanto vale Neymar? No Brasil para negociar a contratação do craque, dirigentes do Barcelona já fizeram três ofertas, mas ainda não convenceram o Santos . Os valores, 18 milhões de euros na primeira proposta e 25 milhões na última, equiparam a maior esperança nacional para a Copa do Mundo de 2014 a nomes como Sonny Anderson e Felipe Melo.

Acha que Neymar deve deixar o Santos antes da Copa 2014? Comente

Na temporada 1997/98, o Barcelona pagou 18 milhões de euros para tirar Anderson do Monaco, segundo o site Transfermarkt. Pela mesma quantia, o atacante Afonso Alves deixou o Heerenveen e foi para o Middlesbrough, em 2007, e o lateral Luiz Gustavo trocou o Hoffenheim pelo Bayern de Munique em 2010.

Com a recusa santista, os espanhóis aumentaram a proposta. Depois de oferecer 20 milhões de euros e ouvir novo ‘não’, o Barça subiu para 25 milhões. Esta última oferta dos catalães por Neymar, apresentada nesta quarta-feira, equivale ao mesmo valor que a Juventus pagou à Fiorentina para ter o volante Felipe Melo há quatro anos.

LEIA: Pai de Neymar acusa Santos de fazer leilão e quer preservá-lo na seleção

Outras três transferências envolvendo atletas brasileiros ficaram na casa dos 25 milhões de euros: Flávio Conceição, do Deportivo La Coruña para o Real Madrid em 2000; Amoroso, do Parma para o Borussia Dormund em 2001; e Ronaldinho Gaúcho, do Barcelona para o Milan em 2008.

O contrato de Neymar com o Santos é válido até o final da Copa 2014. No início do ano que vem o atacante já poderá assinar um pré-contrato com qualquer clube. Isso poderia significar deixar o futebol brasileiro de graça. Por isso, é interessante aos santistas negociar o camisa 11 agora.

O time da Vila Belmiro possui 55% dos direitos econômicos do atacante. Em uma proposta de 25 milhões de euros, o time ficaria com 13,75 milhões. 0s grupos de investimento DIS e Teisa têm, respectivamente, 40% e 5%.

Neymar tem multa rescisória no valor de 65 milhões de euros, mesma quantia que o Real Madrid pagou ao Milan por Kaká em 2009. Esta é a maior transação envolvendo um atleta brasileiro na história.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.