Com resultado, Schalke 04 chegou aos 55 pontos e ficou na quarta colocação na tabela de classificaçã. Já o Freiburg, por sua vez, ficou na quinta colocação e vai para Liga Europa

Jermaine Jones comemora dpois de Schalke ganhar gol contra no Campeonato Alemão
Lisi Niesner/Reutes
Jermaine Jones comemora dpois de Schalke ganhar gol contra no Campeonato Alemão

Em busca de garantir a última vaga para a Liga dos Campeões da Europa da próxima temporada, Freiburg e Schalke 04 fizeram confronto direto neste sábado, no Mage Solar Stadion, válido pela 34ª e última rodada do Campeonato Alemão. Quem levou a melhor foi o clube de Gelsenkirchen, que venceu por 2 a 1 e assegurou um lugar nos playoffs do torneio continental.

Deixe seu recado e comente com outros leitores

Apesar de atuar como visitante, o Schalke 04 abriu o placar logo aos 20 minutos, quando o meio-campista Julian Draxler anotou seu décimo gol na competição. O francês Schmid aumentou as esperanças da equipe da casa ao empatar, aos nove minutos do segundo tempo, mas apenas três minutos mais tarde, o volante Schuster marcou contra a garantiu a vitória ao time de Gelsenkirchen.

Festa da torcida do Schalke mesmo fora de casa no Alemão
Lisi Niesner/Reutes
Festa da torcida do Schalke mesmo fora de casa no Alemão


Com este resultado, o Schalke 04 chegou aos 55 pontos e ficou na quarta colocação na tabela de classificação do Campeonato Alemão. Bayern de Munique, Borussia Dortmund e Bayer Leverkusen já haviam assegurado vaga direta na fase de grupos da Liga dos Campeões. O Freiburg, por sua vez, ficou na quinta colocação, com 51 pontos, e se classificou para Liga Europa, assim como o Eintracht Frankfurt.

No topo da tabela, o já campeão Bayern de Munique disputou jogo eletrizante com o Borussia Borussia Mönchengladbach e encontrou grandes dificuldades dentro de campo. Após sair em desvantagem por 2 a 0 no marcador, a equipe comandada por Jupp Heynckes, liderada pelo francês Ribéry, conseguiu reagir e triunfou por 4 a 3. Javi Martínez e Ribéry (três vezes) marcaram para o clube bávaro, enquanto Stranzl, Hanke e Nordtveidt anotaram para o time da casa.

Campeão com seis rodadas de antecedência, o Bayern de Munique bateu recordes significativos nesta temporada. O time treinado por Heynckes superou o maior percentual de aproveitamento, maior pontuação (91 pontos), defesa menos vazada (18 gols ) e se tornou o clube a erguer o troféu com maior tempo de antecipação.

Ainda nesta temporada, o Bayern de Munique tem chance de conquistar mais dois títulos. No próximo sábado, às 15h45 (de Brasília), enfrenta o vice-campeão alemão, Borussia Dormuntd, na final da Liga dos Campeões, em Wembley. Já em 1º de junho, às 16 horas (de Brasília), disputa com o Stuttgart o título da Copa da Alemanha.

Huntelaar cumprimenta torcedores do Schalke depois da vitória sobre o Freiburg
Lisi Niesner/Reutes
Huntelaar cumprimenta torcedores do Schalke depois da vitória sobre o Freiburg


Rebaixamento

Na luta contra o rebaixamento no Campeonato Alemão, o Hoffenheim enfrentou o Borussia Dortmund, no Signal Iduna Park, e conseguiu resultado surpreendente de maneira emocionante. O centroavante polonês Robert Lewandowski, aos seis minutos de jogo, marcou para o time da casa, mas Salihovic, em duas cobranças de pênalti, aos 32 e 35 minutos do segundo tempo, virou para os visitantes.

Aos 45 minutos da etapa complementar, os torcedores do Hoffenheim passaram por grande momento de susto. Lewandowski voltou a balançar as redes e igualou o marcador. Com o empate por 2 a 2, a equipe visitante seria rebaixada. Contudo, o árbitro Jochen Dress assinalou posição de impedimento do polonês e encerrou a partida.

O resultado fez o Hoffenheim subir para a 16º colocação na tabela de classificação, com 31 pontos, à frente apenas de Fortuna Düsseldorf, com 30 pontos, e Greuther Fürth, que já entrou nesta rodada rebaixado, com 21 pontos.

Com isto, o Hoffenheim disputará permanência na elite do futebol nacional com o Kaiserslautern. Terceiro colocado na tabela de classificação da segunda divisão, atrás de Hertha Berlin e Eintracht Braunschweig, o time da Renânia-Palatinado faz o primeiro jogo dos playoffs em casa, no próximo domingo, enquanto a decisão será em 22 de junho.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.