O duelo deste sábado decide a competição mais antiga do futebol mundial, disputada desde a temporada 1871-1872

Mancini busca mais um título pelo City
Getty Images
Mancini busca mais um título pelo City

Manchester City e Wigan se enfrentam neste sábado, às 13h15 (de Brasília), no Estádio Wembley, em Londres, na decisão da Copa da Inglaterra. O duelo decide a competição mais antiga do mundo, disputada desde a temporada 1871-1872, quando o Wanderers foi campeão batendo o Royal Engineers na final. Em caso de empate, os dois times vão decidir quem será o campeão nas cobranças de pênaltis. O Wigan eliminou nas semifinais o Millwall com um triunfo por 2 a 0, enquanto o City passou pelo Chelsea, fazendo 2 a 1.

Deixe o seu recado e comente a notícia com outros torcedores

As duas equipes fazem temporadas distintas. O Manchester City é o segundo colocado no Campeonato Inglês, com 75 pontos, enquanto o Wigan aparece na zona de rebaixamento com 35 pontos. Além disso, já se encontraram duas vezes na competição nacional. O Manchester City ganhou de 2 a 0 no primeiro turno, fora de casa, e, no returno, fez 1 a 0 como anfitrião. Portanto, o time mais modesto adota a tática de jogar o favoritismo para o rival.

"Para o Wigan tem sido um sonho muito proveitoso chegar até esta decisão, e agora queremos buscar o algo a mais, que seria desfazer o favoritismo do Manchester City dentro de campo. Sabemos que vamos enfrentar um adversário com mais orçamento, mais tradição e mais estrelas no elenco. Mas nossa equipe de operários pode surpreender mais uma vez", disse Roberto Martinez, técnico do Wigan. Porém, Roberto Mancini, técnico do City, prefere não "comprar" esse favoritismo.

Leia mais:  Substituto de Ferguson, David Moyes é ameaçado de morte na internet

"Sinceramente, não consigo ver favoritismo em uma decisão disputada em um único jogo e que vai para os pênaltis em caso de empate. Falo isso porque um dia você pode não entrar bem em campo e colocar, assim, o trabalho de toda a temporada a perder. Mas o Manchester City está preparado para encarar esse desafio e brigar pela taça", disse Mancini.

Se o favoritismo está em discussão, a tradição no torneio não se discute, pois o Manchester City foi campeão cinco vezes, enquanto o Wigan jamais chegou a uma decisão. O último título foi em 2011, quando fez 1 a 0 no Stoke. O Manchester United é o maior vitorioso da Copa da Inglaterra, com 11 taças, uma a mais que o Arsenal, seu perseguidor mais direto. O Chelsea, que já deu a volta olímpica sete vezes, é o atual campeão, tendo feito 2 a 1 no Liverpool na final passada.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.