Para o time da Baixada, resta a definição da posição final na tabela e vitória pode valar vantagem na fase eliminatória

Classificado para as quartas de final do Campeonato Paulista, o Santos recebe a Penapolense, neste domingo, às 16 horas (horário de Brasília), na Vila Belmiro. O confronto é válido pela última rodada da primeira fase do Paulistão. O Peixe quer a vitória para terminar bem a etapa de qualificação e, se possível, ter mais vantagens no mata-mata. Já a Pantera da Noroeste precisa da vitória para se garantir entre os oito melhores da competição.

Atual quarto colocado, time de Muricy Ramalho pode terminar a primeira fase até em segundo se vencer
Flickr/Santos F.C.
Atual quarto colocado, time de Muricy Ramalho pode terminar a primeira fase até em segundo se vencer

O time santista, que ocupa o quarto lugar na tabela do Estadual, tem 36 pontos e pode terminar na vice-liderança, dependendo dos resultados de Ponte Preta, segunda colocada, e Mogi Mirim, que está na terceira posição. A Macaca enfrenta o Bragantino, fora de casa, enquanto o Sapão recebe o São Paulo, em seu estádio.

"Não tem como escolher adversário. Na próxima etapa vão estar oito equipes que mereceram se classificar. Vamos jogar com seriedade e para ganhar. Independentemente de ser um time de menor expressão ou um clássico (nas quartas), vamos jogar para vencer de qualquer jeito. Os clássicos são maravilhosos para quem gosta de jogá-los", disse Neymar, sem receio de que os alvinegros encarem o Palmeiras ou o Corinthians na próxima fase, por exemplo.

Verdão e Timão estão logo abaixo da equipe praiana na tabela de classificação e, dependendo dos resultados da rodada, podem cruzar o caminho do Santos na próxima fase.

Sobre o time que vai a campo, o técnico Muricy Ramalho tem alguns problemas para montar o Peixe contra a Penapolense. Como o volante Renê Júnior recebeu o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão automática neste confronto, Alan Santos irá ocupar o seu posto, no meio-campo. O lateral-direito Bruno Peres, com uma contusão no músculo adutor da coxa esquerda, será substituído mais uma vez por Rafael Galhardo, que balançou as redes na vitória sobre o Flamengo-PI, na última quarta-feira, pela Copa do Brasil.

No ataque, o argentino Patito Rodriguez viajou para a sua terra natal, para o velório e o enterro de sua avó. Desta forma, o jogador está vetado do duelo com a Pantera da Noroeste. Como o também atacante Miralles, recuperado de lesão muscular, ainda não apresenta o condicionamento físico ideal, André e Giva disputam a vaga de quem será o companheiro Neymar neste domingo. O primeiro treinou entre os titulares no sábado, no CT Rei Pelé, e é o favorito.

Em compensação, o zagueiro Edu Dracena, com um quadro de tendinite no joelho esquerdo, chegou a ser dúvida, mas foi liberado pelo departamento médico santista e irá atuar. O volante Arouca, recuperado de cãibras, também está confirmado entre os titulares.

Na Penapolense, a missão é derrotar o Santos, em plena Vila Belmiro, para não depender de mais ninguém visando alcançar o mata-mata do Paulista. Caso contrário, o caçula na primeira divisão estadual precisará torcer contra o Linense, que pega o Mirassol, fora de casa, se quiser garantir uma vaga entre os oito melhores para a etapa decisiva do torneio.

"Esse time cresceu muito ao longo das rodadas do campeonato e não deixou a desejar para nenhum outro rival. Confio nos meus jogadores e vamos com tudo para a última rodada. Traçamos o objetivo e queremos obtê-lo", discursou o técnico Pintado.

FICHA TÉCNICA
SANTOS X PENAPOLENSE

Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 21 de abril de 2013 (domingo)
Horário: 16 horas (horário de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Maiza Teles Paiva

SANTOS: Rafael; Rafael Galhardo, Edu Dracena, Durval e Léo; Alan Santos, Arouca, Cícero e Montillo; André (Giva) e Neymar
Técnico: Muricy Ramalho

PENAPOLENSE: Marcelo; Luis Felipe, Jaílton, Gualberto e Rodrigo Biro; Heleno, Fernando, Liel e Guaru; Silvinho e Magrão
Técnico: Pintado

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.