Bayern vence Frankfurt e conquista antecipadamente o título alemão

Por Gazeta |

compartilhe

Tamanho do texto

Equipe bávara conquistou seu 23º título do torneio nacional com seis rodadas de antecedência graças a gol de Schweinsteiger

Clube com mais títulos do Campeonato Alemão, o Bayern de Munique escreveu mais um capítulo em sua vitoriosa história neste sábado. Embalada pela vitória contra a Juventus (Itália) na última terça-feira, a equipe bávara triunfou por 1 a 0 diante do Eintracht Frankfurt, na Commerzbank-Arena, e conquistou seu 23º título do torneio nacional com seis rodadas de antecedência. Schweinsteiger, aos oito minutos do segundo tempo, anotou o gol dos visitantes.

Faltando seis rodadas para o término da atual edição do Campeonato Alemão, o time comandado pelo treinador Jupp Heynckes chegou aos 75 pontos, não podendo mais ser alcançado pelo vice-líder, Borussia Dortmund, que venceu o Ausburg por 4 a 2 e alcançou 55 pontos.

AP
Schweinsteiger comemora o gol que decretou a vitória e o título do Bayern

O troféu conquistado neste sábado aumenta o domínio do Bayern em território alemão e encerra a recente hegemonia do Borussia Dortmund, que havia sido bicampeão nos últimos anos. Campeão do torneio nacional em 24 oportunidades, o clube de Munique tem 15 títulos a mais que o segundo colocado na lista de vencedores, Nuremberg.

A equipe comandada por Heynckes segue a disputa do Campeonato Alemão no próximo sábado, às 10h30 (de Brasília), quando mede forças com o Nuremberg, na Allianz-Arena. Antes disso, o Bayern tem compromisso decisivo diante da Juventus, nesta quarta-feira, às 15h45, na Itália, em partida que vale vaga nas semifinais da Liga dos Campeões da Europa.

Também disputando as quartas de final da competição continental, o Borussia Dortmund entra em campo nesta terça-feira, às 15h45 (de Brasília), quando enfrenta o Málaga, no Westfalenstadion. No jogo de ida, empate por 0 a 0 em território espanhol.

O jogo

Atuando em seu habitual esquema 4-2-3-1, o Bayern de Munique controlou as ações da partida desde o início. O Eintracht Frankfurt, mesmo atuando dentro de seus domínios e com apoio da torcida, encontrava grande dificuldade para superar o sistema defensivo da equipe visitante, que tinha o zagueiro brasileiro Dante como um de seus pilares à frente do goleiro Neuer.

Organizando jogadas em boa parte do tempo em seu campo ofensivo, o time comandado pelo treinador Jupp Heynckes chegou pela primeira vez com perigo aos nove minutos. Após boa troca de passes com Robben, Alaba achou o meio-campista Shaqiri na entrada da grande área. O atleta suíço chutou forte, no canto esquerdo de Nikolov, e acabou acertando a trave.

Com o ritmo de jogo adotado pelo Bayern, a abertura do placar na Commerzbank-Arena parecia questão de tempo. O fato ficou ainda mais próximo de acontecer quando Muller invadiu a área adversária e foi derrubado pelo volante Marco Russ, aos 24 minutos. Pênalti marcado pelo árbitro Florian Meyer. Entretanto, Alaba cobrou mal e chutou para fora, desperdiçando oportunidade de colocar o time de Munique em vantagem.

A chance perdida pelo lateral-esquerdo abalou os jogadores do Bayern, que não conseguiram chegar com perigo ao gol defendido por Nikolov até o fim do primeiro tempo. Com isto, as equipes foram para os vestiários em igualdade no marcador.

A história foi diferente na etapa complementar. Novamente dominado as ações ofensivas, o time visitante desperdiçou chance com Robben, aos sete minutos. Contundo, um minuto mais tarde, o lateral Philipp Lahm desceu em velocidade pelo lado direito e cruzou para Schweinsteiger, livre, tocar de letra para o fundo das redes do adversário e anotar seu sétimo gol no torneio.

Em vantagem no marcador, o time de Munique passou a jogar de maneira menos ofensiva, valorizando a posse de bola. A troca de passes no meio-campo assumiu protagonismo na tática do Bayern e Jupp Heynckes optou por colocar o brasileiro Luiz Gustavo e o francês Ribéry nas vagas de Muller e Robben, respectivamente, aos 18 minutos.

O último lance decisivo da partida aconteceu aos 33 minutos. Matmour entrou em velocidade na pequena área adversária e chutou de primeira. O goleiro Neuer se jogou na bola e conseguiu espalmar, evitando o empate do time da casa e assegurando o título antecipado do Campeonato Alemão.

Confira os resultados dos jogos deste sábado do Campeonato Alemão:

Eintracht Frankfurt 0x1 Bayern de Munique
Borussia Dortmund 4x2 Augsburg
Borussia Mgladbach 1x0 Greuther Furth
Werder Bremen 0x2 Schalke 04
Bayer Leverkusen 1x1 Wolfsburg

Leia tudo sobre: bayernalemanhafutebol mundialschweinsteiger

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas