Gil tem média inferior a uma falta por jogo e vira referência da zaga corintiana

Por Bruno Winckler - iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Titular em 17 dos 20 jogos no ano, Gil desbanca concorrentes e ganha elogios de Tite

Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians
Gil: zagueiro mais regular do Corinthians em 2013

Entre os titulares do Corinthians no início de 2013, apenas um desbancou definitivamente a concorrência com algum campeão do mundo em 2012. O zagueiro Gil, contratado após a conquista no Japão, aproveitou-se da ausência forçada de Chicão por conta de cirurgia, e vestiu a camisa 4 em 17 dos 20 jogos da equipe no ano. Nenhum corintiano jogou tanto nesta temporada até aqui.

Deixe seu comentário para esta notícia

"O grande mérito dele é a sua eficiência e segurança. Tem boa cobertura e antecipa bem. É exatamente aquilo que um defensor deve ter em sua essência", disse Tite sobre o zagueiro, que justifica em alguns números a preferência que ganhou do treinador nestes primeiros jogos no ano.

Leia também: Corinthians viaja em busca de classificação às oitavas da Libertadores

De acordo com números do Footstats, Gil tem 14 faltas cometidas nas 17 partidas que disputou em 2013. É uma média inferior a uma por jogo e marca importante em se tratando de um zagueiro com atribuição quase exclusiva de destruir jogadas dos adversários. Nos jogos do Corinthians na Libertadores, apenas os atacantes Alexandre Pato e Jorge Henrique e o meia Douglas fizeram menos faltas que ele.

Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians
Gil foi um dos contratados do Corinthians para esta temporada, assim como Alexandre Pato


Entre os jogadores que mais desarmam na equipe no Paulistão, Gil está atrás apenas de Ralf e Guilherme, volantes que tentam diminuir o trabalho dos zagueiros da equipe. Gil roubou 31 bolas contra 33 de Guilherme e 49 de Ralf. O camisa 5 liderou este fundamento entre os corintianos nas últimas temporadas.

"Isso é fruto do trabalho do grupo, que me acolheu muito bem. Quero dar continuidade e manter os pés no chão. Com simplicidade, vou conseguindo coisas maiores", disse Gil após o clássico contra o São Paulo no domingo. Ele teve atuação destacada na partida vencida por 2 a 1 pelo Corinthians. Ele fez apenas uma falta nos 90 minutos e conseguiu três desarmes. 

Gil ajuda o Corinthians a manter bons números da defesa. O time de Tite tem a segunda defesa menos vazada do Paulistão (14 gols, mesmo número do São Paulo). Só a Ponte Preta sofreu menos gols: 11. Na Libertadores foram apenas dois gols sofridos, um a mais que o Real Garcilaso, melhor defesa até aqui depois de ceder apenas um gol. O Corinthians foi campeão da Libertadores de 2012 com apenas quatro gols sofridos. 

Gil será titular do Corinthians contra o Millonarios nesta quarta-feira em Bogotá. Seguirá formando a dupla de zaga com Paulo André, titular ao lado de Chicão no Mundial de Clubes. Mas com Gil em alta, a tendência para o restante de 2013 é que sejam os outros dois que disputem a outra vaga na zaga.

Leia tudo sobre: corinthiansgillibertadores 2013paulistão 2013igsp

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas