Dois destes eventos serão fechados ao público. O único com 100% de funcionalidade será o amistoso Brasil x Inglaterra, no dia 2 de junho

Reuters


O Maracanã, considerado pela Fifa o estádio que mais preocupa para a Copa das Confederações de junho, ficará pronto no dia 27 de abril para a realização de um primeiro evento-teste, sem a presença do público, informou o governo estadual do Rio de Janeiro à federação internacional, nesta sexta-feira.

Deixe seu recado e comente a notícia com outros torcedores

O estádio, palco da final do torneio deste ano e também da Copa do Mundo de 2014, sofreu uma série de atrasos nas obras de reforma e foi apontado pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, esta semana, como maior preocupação da entidade no que diz respeito aos preparativos para a competição prévia ao Mundial.

Em reunião nesta sexta com representante da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL), o governo do Rio garantiu que o estádio estará pronto a tempo para a realização dos três eventos-teste previstos, mas dois deles serão fechados ao público. O único jogo com 100 por cento da funcionalidade do estádio antes da Copa das Confederações será o amistoso Brasil x Inglaterra, no dia 2 de junho.

Veja também: Valcke revela que Cabral prometeu entregar o Maracanã em 27 de abril

"Sabemos que não temos um cronograma fácil, mas o Maracanã estará pronto para receber eventos-teste no dia 27 de abril", disse o secretário da Casa Civil, Régis Fitchner, após o encontro realizado no Palácio Guanabara, de acordo com o site da Fifa.

"No total, organizaremos dois eventos fechados e um grande evento para o público como parte da preparação para a Copa das Confederações da Fifa. Isso garantirá que todos os aspectos operacionais após a reforma do estádio passem por testes detalhados", acrescentou. Não foi informado quando serão realizados os eventos-testes fechados ao público.

Uma equipe da Fifa teve de cancelar uma vistoria ao Maracanã na quarta-feita devido ao alagamento no estádio provocado por uma tempestade que atingiu a cidade na noite de terça, ameaçando atrasar ainda mais o ritmo das obras.

O prazo estipulado pela Fifa para as seis arenas da Copa das Confederações --Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Salvador, Recife e Rio de Janeiro-- era dezembro de 2012, mas apenas Fortaleza e Belo Horizonte cumpriram o cronograma original.

Os atrasos deixaram a Fifa em alerta, e a entidade já está preocupada em evitar a repetição desses problemas na preparação das cidades para a Copa do Mundo de 2014, segundo fontes ouvidas pela Reuters.

Leia também: A 100 dias da Copa das Confederações, três estádios desafiam a Fifa

Valcke, que não participou do encontro nesta sexta com o governo, disse pelo Twitter que ficou "satisfeito ao saber que o Maracanã estará totalmente operacional em 27/4 e terá três testes."

A obra do Maracanã está orçada em cerca de 900 milhões de reais. De acordo com dados do governo estadual, 87 por cento da obra foi concluída.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.