Governo do DF contesta o iG e reitera que estádio ficará pronto dentro do prazo

Por Luís Araújo - enviado iG a Brasília |

compartilhe

Tamanho do texto

Em visita às obras na sexta-feira, reportagem mostrou situação preocupante a quase 100 dias do jogo de abertura da Copa das Confederações

Obras do Mané Garrincha, estádio de Brasília para a Copa do Mundo e Copa das Confederações, em março de 2013. Inauguração será  em 18/5. Foto: Luís Araújo/iGObras do Mané Garrincha, estádio de Brasília para a Copa do Mundo e Copa das Confederações, em março de 2013. Inauguração será  em 18/5. Foto: Luís Araújo/iGObras do Mané Garrincha, estádio de Brasília para a Copa do Mundo e Copa das Confederações, em março de 2013. Inauguração será  em 18/5. Foto: Luís Araújo/iGObras do Mané Garrincha, estádio de Brasília para a Copa do Mundo e Copa das Confederações, em março de 2013. Inauguração será  em 18/5. Foto: Luís Araújo/iGObras do Mané Garrincha, estádio de Brasília para a Copa do Mundo e Copa das Confederações, em março de 2013. Inauguração será  em 18/5. Foto: Luís Araújo/iGObras do Mané Garrincha, estádio de Brasília para a Copa do Mundo e Copa das Confederações, em março de 2013. Inauguração será  em 18/5. Foto: Luís Araújo/iGObras do Mané Garrincha, estádio de Brasília para a Copa do Mundo e Copa das Confederações, em março de 2013. Inauguração será  em 18/5. Foto: Luís Araújo/iGObras do Mané Garrincha, estádio de Brasília para a Copa do Mundo e Copa das Confederações, em março de 2013. Inauguração será  em 18/5. Foto: Luís Araújo/iGObras do Mané Garrincha, estádio de Brasília para a Copa do Mundo e Copa das Confederações, em março de 2013. Inauguração será  em 18/5. Foto: Luís Araújo/iGObras do Mané Garrincha, estádio de Brasília para a Copa do Mundo e Copa das Confederações, em março de 2013. Inauguração será  em 18/5. Foto: Luís Araújo/iGObras do Mané Garrincha, estádio de Brasília para a Copa do Mundo e Copa das Confederações, em março de 2013. Inauguração será  em 18/5. Foto: Luís Araújo/iGObras do Mané Garrincha, estádio de Brasília para a Copa do Mundo e Copa das Confederações, em março de 2013. Inauguração será  em 18/5. Foto: Luís Araújo/iG

A comunicação do GDF (Governo do Distrito Federal) procurou o iG para reiterar que o Estádio Mané Garrincha, em Brasília, ficará pronto dentro do prazo estipulado. O palco do jogo de abertura da Copa das Confederações, com o confronto entre Brasil e Japão no dia 15 de junho, tem inauguração prevista para 21 de abril -- data do aniversário da cidade. 

Em visita às obras do estádio na sexta-feira, a reportagem do iG registrou em fotos que estágio atual da obra é preocupante a 50 dias da inauguração e quase 100 da abertura do torneio. Sem gramado, com muita lama e quase a totalidade da cobertura para ser construída, a responsável pela obra precisa correr para cumprir o prazo estipulado pela Fifa. 

Leia também: Obras no Mané Garrincha desafiam cronograma a 50 dias da inauguração

Segundo o comunicado, as obras nas arquibancadas já estão em fase de acabamento, a cobertura ficará pronta até o final de março e a grama será implantada em breve.

Quanto ao lado de fora, nenhum esclarecimento foi feito. Apenas uma das três etapas de obras para o entorno do estádio será cumprida antes da Copa das Confederações: a de passar na parte que dá acesso ao local. Depois, para a Copa do Mundo, serão feitas a outras duas: o paisagismo e a construção de dois túneis, que farão a ligação entre o Parque da Cidade, o Centro de Convenções e o estádio.

Veja abaixo o comunicado do Governo do Distrito Federal na íntegra:

Sobre a matéria publicada no portal IG nesta sexta-feira (1), o Governo do Distrito Federal (GDF) esclarece que a construção do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha ficará pronta para a sua inauguração em 21 de abril, data do aniversário de Brasília. A obra segue em ritmo acelerado, com 90% de sua obra concluída, e cumpre o calendário estabelecido pela FIFA.

Vale destacar que a estrutura de concreto está toda finalizada. Podem ser citados: as arquibancadas inferior, superior e intermediária; os 288 pilares, com mais de 36m de altura livre e que rodeiam a arena formando a área de acesso; e o anel de compressão. Atualmente, a obra está em fase de acabamento.

A execução da cobertura é um dos destaques da construção. A terceira e última etapa, que é a colocação da membrana que cobrirá os cerca de 71 mil assentos da arena, foi iniciada em 20 de fevereiro. A cobertura ficará pronta até o fim de março.

Entre as etapas restantes estão os assentos, o gramado e os dois conjuntos de placares eletrônicos. Todas as cadeiras já foram fabricadas e aguardam a instalação. Grande parte do concreto das arquibancadas já foi furada para a colocação do parafuso de fixação dos assentos.

Com a proximidade da finalização da cobertura, a parte que corresponde ao campo de jogo começa a ficar livre para a colocação do gramado. A grama – que chegará em rolos de Sergipe – será implantada em breve.

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas