A quase 100 dias da Copa das Confederações, secretário geral cita prazo curto em algumas sedes e cobra autoridades brasileiras para cumprirem cronograma

O secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, publicou carta no site da entidade em que demonstra preocupação com o atual estágio das obras dos estádios da Copa das Confederações, que será realizada entre 15 e 30 de junho. Das seis sedes, apenas duas inauguraram suas arenas: Belo Horizonte e Fortaleza. Brasília, Recife, Rio de Janeiro e Salvador ainda estão devendo. 

"Temos definitivamente um cronograma justo para alguns dos estádios da Copa das Confederações da FIFA, mas confiamos no compromisso expresso pelo governo federal e pelos governadores e prefeitos responsáveis de que cumprirão as garantias que ofereceram", disse Valcke no comunicado. A nota lembra que em 7 de março faltarão 100 dias para o torneio.

O iG esteve no Estádio Nacional de Brasília , o antigo Mané Garrincha, nesta sexta-feira e mostrou que o cenário não é nada animador. Será lá a abertura da competição, no dia 15 de junho, com a partida entre as seleções do Brasil e do Japão. 

Veja também: Consórcio adia entrega da Arena Fonte Nova para o dia 8 de março

A capital federal está fora do cronograma de visitas de Valcke na próxima semana, quando o secretário estará no Brasil para acompanhar algumas obras. "Não vejo a hora de visitar Recife, Belo Horizonte e Rio de Janeiro entre terça e quinta-feira da semana que vem, acompanhado do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e de Ronaldo, Bebeto e Romero Britto", disse Valcke. 

No Rio: Lula aparece de surpresa no Maracanã e discursa para operários

A Arena Pernambuco, em Recife, tem 90% das obras concluídas de acordo com a Odebrecht, que conduz a construção do estádio. O Maracanã, que recebeu visita do ex-presidente Lula na quinta-feira, tem 87% de obras prontas e o prazo de entrega é 15 de abril, a data limite que a Fifa deu às sedes para entregarem as arenas.

Em Salvador, a entrega das obras era prevista para quinta-feira, dia 28 de fevereiro, mas com atrasos, a nova data de conclusão da Fonte Nova é 8 de março. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.