Com gol irregular, Porto vence Málaga e consegue vantagem do empate

Por iG São Paulo * |

compartilhe

Tamanho do texto

João Moutinho marca impedido e define vitória por 1 a 0 dos portugueses no estádio do Dragão, na partida de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões

AP
João Moutinho comemora após marcar gol do Porto

O Porto foi muito melhor do que o Málaga na partida de ida das oitavas de final Liga dos Campeões da Europa, nesta terça-feira, no estádio do Dragão, mas só conseguiu fazer 1 a 0, com um gol impedido do meia João Moutinho. Com a vitória, a equipe portuguesa vai à Espanha com a possibilidade de jogar pelo empate para avançar às quartas de final do mais importante torneio europeu.

Deixe seu recado e comente a notícia com outros torcedores

O gol irregular do Porto saiu aos 11 minutos do segundo tempo, após boa jogada do lateral brasileiro Alex Sandro, autor da assistência. Moutinho, no momento do passe, estava à frente da linha de defesa espanhola e ficou na frente do goleiro Willy Caballero antes de completar.

O resultado acabou com a invencibilidade do time espanhol na competição europeia. A partida contou com a presença de seis brasileiros em campo. Danilo, Alex Sandro e Fernando jogaram Porto, enquanto Weligton, e os apagados Júlio Batista e Lucas Piazón, pelo Málaga.

Em 13 de março, as equipes fazem o duelo de volta em Málaga, quando decidirão a vaga nas quartas de final da Liga dos Campeões. A equipe espanhola precisa de uma vitória para se classificar, enquanto os portugueses jogam por um empate.

Veja imagens dos jogos desta terça pela Liga dos Campeões:

Thomas Müller manda a bola para o fundo das redes e marca pelo Bayern de Munique. Foto: APSagna tenta desarmar Toni Kroos. Foto: APWilshere protesta contra marcação do árbitro. Foto: APRamsey, do Arsenal, e Schweinsteiger, do Bayern, brigam pela posse da bola. Foto: APPodolski vibra após descontar para o Arsenal. Foto: APO brasileiro Alex Sandro tenta desarmar Joaquin em ataque do Málaga. Foto: APJoão Moutinho celebra gol da vitória do Porto. Foto: APJackson Martinez disputa a bola com Demichelis, defensor do Málaga. Foto: APRoque Santa Cruz é cercado por jogadores do Porto. Foto: APJúlio Baptista escapa da marcação de Lucho Gonzalez. Foto: AP

O jogo

O Porto iniciou muito melhor, pressionando o Málaga no campo de defesa e criando várias jogadas de perigo, mas sem finalizar com qualidade. Mais incisivo e chegando tanto em lançamentos longos como em bolas pelas laterais.

Aos 17, a equipe portuguesa quase marcou em cobrança de escanteio de João Moutinho. Jackson Martínez desviou na primeira trave e quase Fernando conseguiu completar de peixinho. Na sequência, Varela teve no chance, mas adiantou demais após enfiada de Moutinho e permitiu o corte de Antunes.

Aos poucos, a blitz do Porto esfriou, mas o Málaga não conseguia se organizar em campo e errava demais na transição para o campo de ataque. Em um desses vacilos, Moutinho roubou a bola a arriscou de fora da área, mas pegou muito fraco.

O artilheiro Jackson Martínez ainda teria uma grande chance, aos 38, mas também não conseguiu finalizar com força.

Em um segundo tempo mais equilibrado, o Porto se matinha superior, mas o Málaga esboçava alguns ataques mais perigosos, principalmente pela esquerda com o português Antunes.

O único gol da partida veio aos 11 minutos, em um lance irregular. Alex Sandro fez grande jogada, roubando a bola e servindo João Moutinho, que apareceu adiantado nas costas da defesa e marcou com um toque de primeira. Após o gol, a defesa do Málaga ficou reclamando de impedimento do meio-campista português, não marcado pelo árbitro Mark Clattenburg.

Após ficar em desvantagem, a equipe espanhola ainda tentou sair para o jogo, mas não conseguiu furar a bem postada defesa portuguesa. O Porto também procurou o ataque para ampliar a vantagem, mas também pouco criou.

Júlio Batista, que nada fez durante o jogo, deu lugar a Lucas Piazón no fim do segundo tempo, mas o jovem atacante também não foi efetivo. O Málaga terminaria a partida sem obrigar Helton a fazer uma defesa de elevada dificuldade.

FICHA TÉCNICA - PORTO 1 X 0 MÁLAGA
Local:
Estádio do Dragão, em Porto, Portugal
Data: 19 de fevereiro de 2013, terça-feira
Horário: 16h45 (de Brasília)
Árbitro: Mark Clattenburg (Inglaterra)
Assistentes: Simon Beck (Inglaterra) e Stuart Burt (Inglaterra)
Cartão Amarelo: Iturra (Málaga)

Gol:
PORTO: João Moutinho, aos 11 minutos do segundo tempo

PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Lucho Fernando, Lucho González (André Castro), João Moutinho e Izmailov (Atsu); Jackson Martínez e Varela (James Rodríguez)
Técnico: Vítor Pereira

MÁLAGA: Willy Caballero; Sergio Sánchez, Weligton, Demichelis e Antunes; Toulalan, Joaquín (Portillo), Iturra(Camacho) e Isco; Júlio Batista (Lucas Piazón) e Santacruz
Técnico: Manuel Pellegrini

*Com Gazeta

Leia tudo sobre: GENETPORTOMÁLAGAGOLIRREGULARLIGA DOS CAMPEÕES DA EUROPA

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas