Nas quatro primeiras rodadas do campeonato, time atuou com reservas e juniores e somou apenas três pontos

Elano e os titulares do Grêmio jogam no Gaúchão
AP
Elano e os titulares do Grêmio jogam no Gaúchão

O time titular do Grêmio , enfim, fará a sua estreia no Campeonato Gaúcho. Nos quatro primeiros jogos, atuando com reservas e juniores, perdeu três vezes e ganhou apenas uma. Nesta quarta-feira, o time principal encara o São José no Olímpico, no último jogo antes da estreia na fase de grupos da Libertadores.

Deixe seu recado e comente a notícia com outros torcedores

O Grêmio prioriza a competição continental. Nos três primeiros jogos, atuou com reservas por estar com o grupo principal focado na primeira fase da Libertadores, na qual equipe eliminou a LDU nos pênaltis. No Gre-Nal do último domingo, os titulares foram poupados para evitar lesões por desgaste físico. Agora, para mais ritmo de jogo e a recuperação na tabela do campeonato, eles estão confirmados para o jogo desta quarta.

Mesmo assim, o técnico Vanderlei Luxemburgo não terá a equipe completa. O goleiro Dida e o atacante Kléber, lesionados, seguem fora do time. Na zaga, Cris já está recuperado de lesão muscular, mas o temor de que o problema se agrave o deixará de fora novamente. Na frente, Vargas e Marcelo Moreno foram convocados pelas seleções de Chile e Bolívia, respectivamente, e não atuarão também.

Quem deve voltar a iniciar um jogo como titular, após nove meses fora desta condição, é o argentino Bertoglio. Depois de um longo período intercalando lesões, o atacante deverá formar dupla com André Lima nesta quarta. Na zaga, Saimon permanece na equipe ao lado de Werley, que não atuou na pré-Libertadores devido a uma suspensão.

Com apenas três pontos conquistados em 12 disputados, o Grêmio ocupa o penúltimo lugar do Grupo A. Hoje, a equipe não só estaria fora da zona de classificação para as quartas de final da Taça Piratini como estaria rebaixada para a segunda divisão do estadual. "Estamos priorizando a Libertadores. Não tivemos pré-temporada, e agora estamos preparando o time fisicamente. Eu peço que o torcedor compreenda", disse o presidente Fábio Koff, em entrevista à Rádio Bandeirantes , após a derrota por 2 a 1 no Gre-Nal do último domingo.

Outro motivo para o Grêmio escalar o que tem de melhor nesta quarta é o adversário. Com quatro vitórias, o São José tem a melhor campanha do Campeonato Gaúcho, mantendo-se como o único time com 100% de aproveitamento até agora. No último domingo, o Zequinha tirou a invencibilidade do Passo Fundo, ganhando por 1 a 0, no Estádio Passo d’Areia.

A partida desta quarta pode ser a penúltima da história do Olímpico, mas isso ainda não é definitivo. O Grêmio utiliza seu velho estádio enquanto o gramado da Arena ainda busca estar em perfeitas condições. Ao menos mais um jogo está marcado para a casa do bairro Azenha: dia 13, contra o Santa Cruz-RS.

Taça Piratini - 6ª rodada

Quarta, 06/02
17h - Caxias x Esportivo
17h - Cruzeiro x Juventude
19h - Passo Fundo x Santa Cruz
19h30 - Grêmio x São José
20h - Pelotas x Veranópolis
20h - Novo Hamburgo x Canoas
20h30 - Cerâmica x São Luiz
22h - Lajeadense x Internacional

FICHA TÉCNICA -  GRÊMIO X SÃO JOSÉ
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: 6 de fevereiro de 2013, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: André Cieslak
Assistentes: José Eduardo Calza e Maurício Coelho Silva Penna

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Saimon e Alex Telles; Fernando, Souza, Elano e Zé Roberto; Bertoglio e André Lima
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

SÃO JOSÉ: Victor; Tiago Matos, Gustavo, Douglas e Éverton; Willian Paulista, Bruno Martins, Hugo e Luizinho; Henrique e Lucas Gaúcho
Técnico: Agenor Piccinin

*Com Gazeta

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.