Ainda sem os titulares, que só voltaram ao trabalho na segunda-feira, o time tenta dar o primeiro passo de mais um ano positivo contra o Paulista, em Jundiaí

Pela primeira vez em sua história, o Corinthians começa a temporada como campeão sul-americano. A equipe vem de um ano inesquecível, encerrado com a conquista do Mundial diante de 30 mil alvinegros no Japão, e tem o desafio de sustentar o alto nível em 2013.

E mais: Zizao diz ser fã de Ronaldo Fenômeno, Alexandre Pato e feijoada

Após um período tão vitorioso, duas são as preocupações iniciais: manter a motivação elevada e evitar o salto alto. Ainda sem os titulares, que só voltaram ao trabalho na segunda-feira, o time tenta dar o primeiro passo de mais um ano positivo contra o Paulista, em Jundiaí. Válida pela primeira rodada do Estadual, a partida está marcada para as 17h, no estádio Jayme Cintra.

Zizao deve ser titular na estreia do Paulista
Gazeta Press
Zizao deve ser titular na estreia do Paulista

"Sempre tem como ser melhor. A gente ganhou dois títulos no ano passado, agora tem cinco para disputar. Com certeza, pode ser melhor", afirmou Edenílson, lembrando que o Corinthians jogará Paulista, Libertadores, Recopa Sul-americana, Copa do Brasil e Brasileiro. Sem falar na possibilidade de voltar ao Mundial.

Veja: Após invadir o Japão, Fiel reclama do preço na estreia em Jundiaí

Edenílson é um dos atletas escalados para a estreia. O volante vai atuar na lateral direita, posição que chegou a assumir em 2012 antes de se machucar. Recuperar o espaço é uma das metas dele, e a concorrência interna é um dos trunfos apontados por Tite na tentativa de manter o grupo motivado.

"Quando não ganha, tem pressão. Quando ganha, tem pressão. Clube grande é assim. Tenho consciência de que foi um ano mágico, mas agora o cara tem que jogar, tem que ter desempenho", disse o treinador, que pela primeira vez colocará o chinês Zizao entre os titulares.

Do lado do Paulista, o técnico é Giba, campeão brasileiro como jogador do Corinthians em 1990. Ele tenta se virar com um elenco modesto - que tem como figuras mais conhecidas Chiquinho, que já defendeu Inter e Palmeiras, e Marcelo Macedo, ex-Fluminense -, mas tem a vantagem de estar treinando desde o ano passado.

"O time está bem, eles estão preparados para estrear. A primeira fase, de formação do elenco, já foi concluída. Aproveitamos alguns jogadores que disputaram a Copa Paulista e fomos montando o elenco. Agora esamos na fase principal, o time está treinado e está ajeitadinho", afirmou Giba, que só confirmou a escalação do centroavante Macedo e escondeu o resto do time. "Não posso revelar mais nada, o campeonato é assim."

FICHA TÉCNICA
PAULISTA X CORINTHIANS

Local: Estádio Jayme Cintra, em Jundiaí (SP)
Data: 20 de janeiro de 2013, domingo
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa

PAULISTA: Richard; Thales, Lima, Lázaro e Correia; Matheus e Kasado; Flávio, Régis e Chiquinho; Marcelo Macedo
Técnico: Giba

CORINTHIANS: Julio Cesar; Edenílson, Antônio Carlos, Felipe e Igor; Guilherme Andrade e Guilherme; Giovanni, Romarinho e Zizao; Nenê Bonilha
Técnico: Tite

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.