Para reforçar o elenco, a diretoria trouxe como principais reforços, o zagueiro Bolívar, o lateral-esquerdo Júlio César e o atacante Henrique

O Botafogo estreia na Taça Guanabara neste domingo, às 19h30 (de Brasília), contra o Duque de Caxias. O jogo será disputado no Engenhão e a intenção do Alvinegro é inciar a temporada com uma vitória para diminuir a desconfiança da torcida com um 2012 de decepções.

E mais: Oswaldo de Oliveira pede atenção ao Botafogo na estreia do Carioca

Longe de ser unanimidade, o técnico Oswaldo de Oliveira foi mantido no comando da equipe e conta com a mesma base do ano passado, já que poucos jogadores deixaram o clube: Loco Abreu, Elkeson, Caio e Fábio Ferreira.

Bolívar é um dos reforços do Botafogo para 2013
Flickr/Botafogo
Bolívar é um dos reforços do Botafogo para 2013

Para reforçar o elenco, a diretoria trouxe como principais reforços, o zagueiro Bolívar, o lateral-esquerdo Júlio César e o atacante Henrique. Desses, apenas o ex-lateral do Grêmio deve ficar no banco, já que Márcio Azevedo é titular absoluto da posição.

Oswaldo, porém, não poderá contar com seu principal jogador: o meia holandês Clarence Seedorf, que só deve ficar disponível na terceira rodada. O zagueiro Dória, o volante Jadson e o atacante Bruno Mendes também desfalcam a equipe, já que estão servindo a Seleção Brasileira no Sul-americano sub-20, na Argentina.

No treinamento coletivo desta sexta-feira, Oswaldo de Oliveira armou a equipe com apenas um atacante, Henrique, repetindo o esquema utilizado na temporada passada. O lateral direito Lucas, que ainda não está no mesmo nível físico do elenco, deve dar lugar a Gilberto, revelação da base do Botafogo.

Motivado por quatro vitórias na pré-temporada, a equipe do Duque de Caixias tenta complicar a vida dos donos da casa com um elenco repleto de contrações. São oito novos nomes, incluindo Rodrigo Dinamite, filho do presidente vascaíno Roberto Dinamite. O atacante, porém, deve ficar apenas no banco de reservas.

A principal esperança de gols do treinador Josué Guimarães é Charles Chad, que será titular da partida. A definição do time que entra em campo, porém, só virá minutos antes do apito inicial.

Guimarães acredita que sua equipe pode levar alguma vantagem pelo fato de estar treinando desde dezembro, enquanto os quatro clubes grandes só iniciaram a preparação no início de janeiro.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X DUQUE DE CAXIAS

Local:  Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 20 de janeiro de 2013, domingo
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: André Rodrigo Rocha
Assistentes: Rodrigo Pereira Jóia e Daniel Pereira

BOTAFOGO: Jefferson; Gilberto, Bolívar, Antônio Carlos e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Fellype Gabriel, Lodeiro e Andrezinho; Henrique
Técnico: Oswaldo de Oliveira

DUQUE DE CAXIAS: Fernando; Jefinho, Sérgio Raphael, Paulão e Pedro Júnior; Renan Silva,André Gomes, Thiago Souza (Digão) e Leandro Cruz; Charles Chad e Rafinha (Dudu)
Técnico: Josué Guimarães

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.