Internacional, Santos, São Paulo, Botafogo, Flamengo e Vasco entram em campo já neste sábado pelos torneios regionais

Com Neymar, Santos inicia busca pelo tetracampeonato do Campeonato Paulista
Divulgação
Com Neymar, Santos inicia busca pelo tetracampeonato do Campeonato Paulista

Dos principais torneios regionais do Brasil, apenas o Campeonato Mineiro tem seu início programado para fevereiro. Paulistão, Carioca e Gaúcho dão a largada já neste final de semana, com alguns clubes poupando seus titulares, como Inter e Flamengo, que jogam no sábado, e Corinthians e Grêmio, que entram em campo somente no domingo.

E mais: Estaduais começam no final de semana, e times já sofrem com lesões. Veja lista

Confira abaixo os principais jogos de sábado :

CAMPEONATO PAULISTA

- Sem "cereja do bolo", São Paulo testa nova receita na estreia do Paulistão ( LEIA MAIS )
- Fora da Libertadores, Santos busca holofotes para Neymar e tetra no Paulistão ( LEIA MAIS )

CAMPEONATO CARIOCA

- Com desfalques e contratados, Botafogo encara o Duque de Caxias no Carioca ( LEIA MAIS )
- Modificado, Vasco abre o Campeonato Carioca diante do Boavista ( LEIA MAIS )
- Flamengo estreia com time misto para superar o desconhecido Quissamã ( LEIA MAIS

CAMPEONATO GAÚCHO

- Sob os olhares de Dunga, Inter estreia no Gauchão com uma equipe reserva ( LEIA MAIS

CAMPEONATO GOIANO

- Favoritos, Goiás e Atlético-GO estão prontos para o início do Goianão 2013 ( LEIA MAIS )

Esquecidos, times tradicionais usam estaduais para voltar a brilhar
Com o início dos estaduais mais importantes do Brasil, os holofotes voltam a focar no Eixo Sul-Sudeste. Mas no restante do país, outros times também iniciam a luta pelo título regional. Equipes tradicionais, como Remo, Paysandu, Brasiliense, Gama, Treze-PB entre outras, usam a competição para voltar a chamar atenção no cenário nacional.

No Paraense, Remo e Paysandu tentam voltar a conquistar o Estado, que viu o Independente de Tucurú e o Cametá fazerem festa nos últimos anos. Sem ganhar o Estadual desde 2003, o Gama tenta voltar ao topo no Campeonato Candango. Com a volta da Copa do Nordeste, os campeonatos da Região não contam com a presença dos maiores clubes dos estados nas primeiras fases e abrem espaço para os menores brilharem.

Ricardinho é o técnico do Ceará em 2013
Site oficial
Ricardinho é o técnico do Ceará em 2013

Cearense - Iniciado no dia 5 de janeiro, o Estadual da Terra de Iracema chega a sua quinta rodada neste final de semana. Sem contar com Ceará e Fortaleza na primeira fase, a competição tinha o Icasa, que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro, como favorito, mas o Verdão do Cariri demorou a engrenar. Com quatro pontos somados, o time goleou na última rodada e espera manter o bom desempenho, neste sábado, diante do lanterna São Benedito. No domingo, o líder Guarani de Juazeiro, com dez pontos conquistados, enfrenta o tradicional Ferroviário, que ocupa a segunda colocação, valendo a liderança do campeonato.

Paraibano - Também em andamento, o Paraibano completa sua quinta rodada neste domingo. Apesar de não ter o Campinense, que está na Copa do Nordeste, o Estadual conta com os tradicionais Treze de Campina Grande e Botafogo. O time de João Pessoa cumpre o seu papel e é líder da competição, com dez pontos somados. O Galo da Borborema, por sua vez, ocupa a segunda colocação, com um ponto a menos. Neste domingo, o Botafogo enfrenta o Cruzeiro, fora de casa, enquanto que o Treze visita o Auto Esporte.

Potiguar - Na terceira rodada, o Potiguar também não conta com os principais clubes do estado (ABC e América) na primeira fase. O Baraúnas, que conquistou o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro em 2012, lidera a competição com seis pontos conquistados. Inspirados nos tradicionais clubes paulistas, Palmeira de Goianinha e Corinthians de Caicó ganham destaque na rodada, com o duelo neste domingo. Sem pontuar, o alvinegro precisa vencer para deixar a lanterna. Por outro lado, o Alviverde pode chegar à liderança em caso de vitória.

Alagoano - O Campeonato Alagoano também chega à terceira rodada neste final de semana. Na primeira fase, sem CRB e ASA, o tradicional CSA surge como favorito, mas é o União que surpreende e mantém 100% de aproveitamento até o momento. Com oito participantes, os quatro primeiros colocados garantem vaga na segunda fase, enquanto que os outros da metade de baixo da tabela fazem o "Torneio da Morte" para definir o rebaixamento. Buscando a liderança do campeonato, o CSA visita o CSE neste sábado.

Candango - Sem conquistar o Estadual desde 2003, o Gama, maior vencedor da competição, tenta sair da fila na edição de 2013. Na estreia, o Verdão enfrenta o Botafogo, neste sábado. Outro candidato ao título é o Brasiliense, que conta com Romarinho, filho do craque campeão do mundo em 1994, em seu elenco. Neste sábado, o Jacaré estreia diante do Brasília, um dos maiores campeões estaduais. O Candangão 2013 conta com doze participantes, divididos em dois grupos.

Paraense - Vice-campeão em 2012, o Clube do Remo chega à terceira rodada com 100% de aproveitamento. Sem conquistar o estadual desde 2008, o Leão quer o título e a vaga na Série D do Campeonato Brasileiro. Pela frente, a equipe tem o seu maior rival, o Paysandu, animado pela disputa do Brasileirão Série B. O Papão tem quatro pontos somados, ocupando a segunda colocação. Nesta rodada, o Remo enfrenta o Cametá, atual campeão, fora de casa. O Paysandu joga contra o Águia de Marabá, dentro de seus domínios.

*Com Gazeta

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.