Estaduais começam neste final de semana. Confira o que rola de melhor

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Internacional, Santos, São Paulo, Botafogo, Flamengo e Vasco entram em campo já neste sábado pelos torneios regionais

Divulgação
Com Neymar, Santos inicia busca pelo tetracampeonato do Campeonato Paulista

Dos principais torneios regionais do Brasil, apenas o Campeonato Mineiro tem seu início programado para fevereiro. Paulistão, Carioca e Gaúcho dão a largada já neste final de semana, com alguns clubes poupando seus titulares, como Inter e Flamengo, que jogam no sábado, e Corinthians e Grêmio, que entram em campo somente no domingo.

E mais: Estaduais começam no final de semana, e times já sofrem com lesões. Veja lista

Confira abaixo os principais jogos de sábado:

CAMPEONATO PAULISTA

- Sem "cereja do bolo", São Paulo testa nova receita na estreia do Paulistão (LEIA MAIS)
- Fora da Libertadores, Santos busca holofotes para Neymar e tetra no Paulistão (LEIA MAIS)

CAMPEONATO CARIOCA

- Com desfalques e contratados, Botafogo encara o Duque de Caxias no Carioca (LEIA MAIS)
- Modificado, Vasco abre o Campeonato Carioca diante do Boavista (LEIA MAIS)
- Flamengo estreia com time misto para superar o desconhecido Quissamã (LEIA MAIS

CAMPEONATO GAÚCHO

- Sob os olhares de Dunga, Inter estreia no Gauchão com uma equipe reserva (LEIA MAIS

CAMPEONATO GOIANO

- Favoritos, Goiás e Atlético-GO estão prontos para o início do Goianão 2013 (LEIA MAIS)

Esquecidos, times tradicionais usam estaduais para voltar a brilhar
Com o início dos estaduais mais importantes do Brasil, os holofotes voltam a focar no Eixo Sul-Sudeste. Mas no restante do país, outros times também iniciam a luta pelo título regional. Equipes tradicionais, como Remo, Paysandu, Brasiliense, Gama, Treze-PB entre outras, usam a competição para voltar a chamar atenção no cenário nacional.

No Paraense, Remo e Paysandu tentam voltar a conquistar o Estado, que viu o Independente de Tucurú e o Cametá fazerem festa nos últimos anos. Sem ganhar o Estadual desde 2003, o Gama tenta voltar ao topo no Campeonato Candango. Com a volta da Copa do Nordeste, os campeonatos da Região não contam com a presença dos maiores clubes dos estados nas primeiras fases e abrem espaço para os menores brilharem.

Site oficial
Ricardinho é o técnico do Ceará em 2013

Cearense - Iniciado no dia 5 de janeiro, o Estadual da Terra de Iracema chega a sua quinta rodada neste final de semana. Sem contar com Ceará e Fortaleza na primeira fase, a competição tinha o Icasa, que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro, como favorito, mas o Verdão do Cariri demorou a engrenar. Com quatro pontos somados, o time goleou na última rodada e espera manter o bom desempenho, neste sábado, diante do lanterna São Benedito. No domingo, o líder Guarani de Juazeiro, com dez pontos conquistados, enfrenta o tradicional Ferroviário, que ocupa a segunda colocação, valendo a liderança do campeonato.

Paraibano - Também em andamento, o Paraibano completa sua quinta rodada neste domingo. Apesar de não ter o Campinense, que está na Copa do Nordeste, o Estadual conta com os tradicionais Treze de Campina Grande e Botafogo. O time de João Pessoa cumpre o seu papel e é líder da competição, com dez pontos somados. O Galo da Borborema, por sua vez, ocupa a segunda colocação, com um ponto a menos. Neste domingo, o Botafogo enfrenta o Cruzeiro, fora de casa, enquanto que o Treze visita o Auto Esporte.

Potiguar - Na terceira rodada, o Potiguar também não conta com os principais clubes do estado (ABC e América) na primeira fase. O Baraúnas, que conquistou o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro em 2012, lidera a competição com seis pontos conquistados. Inspirados nos tradicionais clubes paulistas, Palmeira de Goianinha e Corinthians de Caicó ganham destaque na rodada, com o duelo neste domingo. Sem pontuar, o alvinegro precisa vencer para deixar a lanterna. Por outro lado, o Alviverde pode chegar à liderança em caso de vitória.

Alagoano - O Campeonato Alagoano também chega à terceira rodada neste final de semana. Na primeira fase, sem CRB e ASA, o tradicional CSA surge como favorito, mas é o União que surpreende e mantém 100% de aproveitamento até o momento. Com oito participantes, os quatro primeiros colocados garantem vaga na segunda fase, enquanto que os outros da metade de baixo da tabela fazem o "Torneio da Morte" para definir o rebaixamento. Buscando a liderança do campeonato, o CSA visita o CSE neste sábado.

Candango - Sem conquistar o Estadual desde 2003, o Gama, maior vencedor da competição, tenta sair da fila na edição de 2013. Na estreia, o Verdão enfrenta o Botafogo, neste sábado. Outro candidato ao título é o Brasiliense, que conta com Romarinho, filho do craque campeão do mundo em 1994, em seu elenco. Neste sábado, o Jacaré estreia diante do Brasília, um dos maiores campeões estaduais. O Candangão 2013 conta com doze participantes, divididos em dois grupos.

Paraense - Vice-campeão em 2012, o Clube do Remo chega à terceira rodada com 100% de aproveitamento. Sem conquistar o estadual desde 2008, o Leão quer o título e a vaga na Série D do Campeonato Brasileiro. Pela frente, a equipe tem o seu maior rival, o Paysandu, animado pela disputa do Brasileirão Série B. O Papão tem quatro pontos somados, ocupando a segunda colocação. Nesta rodada, o Remo enfrenta o Cametá, atual campeão, fora de casa. O Paysandu joga contra o Águia de Marabá, dentro de seus domínios.

*Com Gazeta

Leia tudo sobre: Estaduais 2013

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas