Ex-jogador português chegou a conquistar o prêmio em 2001, quando desbancou o inglês David Beckham e o espanhol Raúl

Cristiano Ronaldo, atacante do Real Madrid
Getty Images
Cristiano Ronaldo, atacante do Real Madrid

Apesar de o argentino Lionel Messi ter anotado 91 gols ao longo de 2012, o ex-jogador Luís Figo acredita que Cristiano Ronaldo pode ser eleito o melhor do mundo pela Fifa. Na visão do português, seu compatriota tem capacidade para superar o sul-americano e Andrés Iniesta na disputa pela Bola de Ouro, que terá o resultado divulgado dia 7 de janeiro, em Zurique (Suíça).

Aos 27 anos, o atual camisa sete do Real Madrid está na final da competição pelo prêmio pela quinta vez (2007, 2008, 2009, e 2011 e 2012). Em 2008, quando ainda atuava pelo Manchester United, conquistou o troféu, enquanto Messi triunfou nos três anos seguintes.

Você acha que Cristiano Ronaldo pode ganhar o Bola de Ouro? Comente

"Acho que Cristiano tem todas as condições de ganhar este prêmio. Sempre é um dos favoritos na votação de qualquer troféu individual. Realizou uma grande temporada no Campeonato Espanhol e na Liga dos Campeões. No entanto, como sabemos, os prêmios individuais estão sujeitos a opiniões únicas de muitas pessoas e sempre é difícil saber quem ganhará", disse Figo em entrevista ao site da Federação Portuguesa de Futebol.

Atleta profissional entre 1989 e 2009, Figo disputou a final da eleição da eleição de melhor jogador do mundo em duas oportunidades: 2000 e 2001. Na primeira delas, ficou na segunda colocação, atrás do francês Zinédine Zidane. No ano seguinte, conquistou o troféu ao derrotar o meio-campista inglês David Beckham e o atacante espanhol Raúl González.

"Naquele momento havia muitos jogadores que podiam sonhar com o troféu. Atualmente há quatro ou cinco candidatos em potencial. Foi um dos momentos mais importantes da minha carreira no plano individual, porque poucos atletas tem oportunidade e sorte de ganhar este prêmio", encerrou.

*Com Gazeta

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.