Após manipulação de resultado, Napoli é punido pela Federação

Time perde dois pontos na classificação do Italiano. Além disso, Paolo Cannavaro e Gianluca Grava foram suspensos e multados

iG São Paulo * |

Getty Images
Paolo Cannavaro, zagueiro do Napoli, é suspenso por seis meses

Na manhã desta terça-feira, a Itália encerrou mais um caso de manipulação de resultados em jogos de futebol: o Napoli, do zagueiro Bruno Uvini, ex-São Paulo, perdeu dois pontos na tabela de classificação do Campeonato Italiano, teve os zagueiros Paolo Cannavaro e Gianluca Grava, além do ex-goleiro Matteo Gianello, suspensos e foi multado em 70 mil euros (R$ 193,6 mil).

Deixe seu recado e comente a notícia com outros torcedores

Tudo isto pela derrota proposital para a Sampdoria, por 1 a 0, no Nacional de 2010, em resultado que deixou o Genoa classificado à Liga Europa da temporada seguinte. De acordo com as informações da imprensa local, os jogadores da Azzurri receberam dinheiro pelo revés, que não interferiu na sua vaga para a mesma competição continental.

A Comissão Disciplinar da Federação suspendeu Cannavaro (irmão de Fábio Cannavaro, eleito o melhor jogador do mundo em 2006) e Grava dos gramados por seis meses. Já Gianello, atualmente sem clube, teve presisão de três anos e três meses decretadas. No entanto, as punições poderão ser recorridas no Tribunal Federal de Justiça.

Segundo a Gazzetta dello Sport , o departamento jurídico do Napoli não descarta recorrer à decisão da Comissão. "Nós não podemos excuir esta hipótese, que deve ser levada em consideração", afirmou o advogado Mattia Grassani. "Sofremos perdas financeiras, de imagem e de técnica esportiva. Esta é uma senteça totalmente injusta e inadequada", lamentou.

Com menos dois pontos na Serie A , a equipe de Nápoles caiu da terceira para a quinta colocação, sendo ultrapassada por Lazio e Fiorentina, e deixou a zona de classificação à próxima Liga dos Campeões da Europa. No entanto, o Napoli pode recuperar estes tentos já neste sábado, quando enfrenta o Siena, fora de casa, pela 18ª rodada da competição.

Relembre-se: o futebol europeu, principalmente o italiano, já sofreu com vários escândalos por manipulações de resultados. Os casos mais famosos ficam por conta do Milan, da Lazio e da Juventus, que já foram rebaixadas à Segunda Divisão Nacional após tentativas de forjar placares. E o mais recente foi a da própria Velha Senhora, que caiu em 2006.

*Com Gazeta

    Leia tudo sobre: Futebol MundialItáliaNapoliPaolo Cannavaro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG