Com o resultado, o Borussia Dortmund chega aos 30 pontos e reassume a terceira colocação na Bundesliga, 12 pontos atrás do líder Bayern de Munique

Depois de três partidas sem vencer no Campeonato Alemão, o Borussia Dortmund entrou em campo pressionado para vencer o desesperado Hoffenheim pela 17ª rodada, a última antes da parada de inverno. Jogando na Wirsol Rhein-Neckar Arena, o time aurinegro demorou a se encontrar na partida, mas conseguiu superar os donos da casa por 3 a 1.

Leia mais notícias e opiniões de futebol germânico no Blog do Alemão

Com uma formação inusitada, o técnico Jurgen Klopp lançou o meia polonês Jacub Blaszczykowsi na lateral esquerda e viu seu time ser atacado por esse setor desde os primeiros minutos da partida. Aos poucos, o garoto Mario Gotze foi chamando a responsabilidade e os atuais bicampeões nacionais conseguiram compensar as dificuldades defensivas ao saírem na frente do placar.

Borussia Dortmund venceu o Hoffenheim pela Bundesliga
Getty Images
Borussia Dortmund venceu o Hoffenheim pela Bundesliga

O meio campista Moritz Leitner acertou belo passe e o camisa 10 tocou no canto, com categoria, para vencer o bom goleiro Koen Casteels aos 26 minutos do primeiro tempo. Dez minutos depois, porém, os mandantes voltaram a incomodar a zaga borussiana e chegaram ao empate após Sven Schipplock completar cruzamento do parceiro de ataque Kevin Volland.

De volta dos vestiários, o Dortmund parecia decidido a retomar a vantagem e precisou de apenas 13 minutos para conseguir balançar as redes novamente. O jovem Marco Reus tabelou com Gotze e deixou Kevin Grosskreutz sozinho para empurrar para o gol do Hoffenheim.

Sem dar chance ao time da casa, os aurinegros não diminuíram o ritmo e o volante Ilkay Gundogan apareceu no ataque para servir o artilheiro Robert Lewandowski. O centroavante polonês não vacilou e comprovou o faro de gol para sacramentar a vitória.

Com o resultado, o Borussia Dortmund chega aos 30 pontos e reassume a terceira colocação na Bundesliga. A distância para o líder e rival Bayern de Munique agora é de 12 pontos, enquanto para o vice-líder Bayer Leverkusen, é de apenas três. Depois de atuar pela Copa da Alemanha diante do Hannover 96, o time do Vale do Rhur volta a campo em janeiro de 2013 para enfrentar o Werder Bremen fora de casa.

Já o Hoffenheim se complicou ainda mais na tabela com a derrota. Com apenas 12 pontos e na antepenúltima posição, o clube é o que possui mais derrotas, somando 11, sendo seis consecutivas. Além disso tem o pior saldo de gols do Alemão e pode parar na lanterna do torneio nacional logo na primeira partida do returno, quando enfrenta o Borussia Moenchengladbach.

Confira os resultados e próximos jogos da 17ª rodada do Campeonato Alemão:

Sexta-feira
Bayern de Munique 1 x 1 Borussia Moenchengladbach

Sábado
Bayer Leverkusen 3 x 0 Hamburgo
Wolfsburg 0 x 2 Eintracht Frankfurt
Greuther Furth 1 x 1 Augsburg
Fortuna Dusseldorf 2 x 1 Hannover
Schalke 1 x 3 Freiburg
Mainz 3 x 1 Stuttgart 

Domingo
Hoffenheim 1 x 3 Borussia Dortmund
Werder Bremen 1 x 1 Nuremberg

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.