João Paulo de Jesus Lopes afirma que entidade deveria dar classificação direta na fase de grupos ao brasileiro que for campeão da Copa Sul-Americana

João Paulo de Jesus Lopes, vice-presidente de futebol do São Paulo
Gazeta Press
João Paulo de Jesus Lopes, vice-presidente de futebol do São Paulo

O quarto lugar no Campeonato Brasileiro deste ano já assegurou a presença do São Paulo na Libertadores de 2013. O time, no entanto, ainda não está garantido na fase de grupos e terá de disputar um confronto eliminatório. A situação não será diferente nem mesmo com a possível conquista da Copa Sul-Americana, o que motiva as reclamações de João Paulo de Jesus Lopes, vice-presidente de futebol do clube, com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

O campeão da Sul-Americana deveria ter vaga direta na fase de grupos da Libertadores? Deixe seu comentário

Dos seis times brasileiros que estarão na Libertadores em 2013, apenas quatro já estão confirmados na fase de grupos: Corinthians (campeão da competição na última edição), Palmeiras (campeão da Copa do Brasil), Fluminense e Atlético-MG (campeão e vice do Brasileirão, respectivamente). O vice do São Paulo defende que seria mais justo se a CBF, que é quem faz a distribuição destas vagas, mudasse os critérios adotados.

Leia também:  Mesmo jogando em casa, São Paulo nega favoritismo na final da Sul-Americana

“Nós do São Paulo entendemos que a CBF deveria criar um acesso entre as três competições. O campeão da Copa do Brasil deveria ganhar acesso à Copa Sul-Americana, e o campeão da Sul-Americana teria acesso direto à fase de grupos da Libertadores. Mas a gente respeita os critérios da CBF. Eles devem ter as suas razões”, disse o dirigente, durante a entrevista coletiva de apresentação da final da Copa Sul-Americana.

E mais:  Rival de Luis Fabiano, zagueiro do Tigre torcerá pelo Corinthians no Mundial

O São Paulo é um dos 35 times já garantidos na Libertadores de 2013. Restam apenas três vagas em aberto: uma na Bolívia, uma na Colômbia e a outra no Paraguai. O sorteio para definir os grupos e confrontos da primeira fase da competição está marcado para o próximo dia 21, em Assunção (Paraguai).

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.