São Paulo ficará fora da Copa do Brasil 2013 se vencer Sul-Americana de 2012

Título obriga time paulista a participar da edição do torneio continental do ano que vem, realizado nas mesmas datas da competição nacional

iG São Paulo | - Atualizada às

Reprodução
Documento que atesta o São Paulo fora da Copa do Brasil 2013 se levar a Sul-Americana 2012

O "prêmio" do São Paulo caso vença a Copa Sul Americana de 2012 será a perda da vaga na Copa do Brasil de 2013. É esta a resolução da CBF divulgada em ofício datado na última quinta-feira. 

Já classificado para a final do torneio sul-americano, o time paulista seria obrigado pela Conmebol a jogar a edição 2013 da competição em caso de título contra o Tigre. Assim, pelo fato de as datas da Sul-Americana coincidirem com as da Copa do Brasil, o São Paulo teria de abrir mão da vaga no torneio nacional, que a partir do ano que vem contará com todos os times que disputam a Libertadores a partir das oitavas da final.

Sem o São Paulo uma vaga direta às oitavas da Copa do Brasil estaria aberta. Segundo a CBF, essa vaga ficaria com o melhor colocado do Brasileiro que não estiver na Libertadores, ou seja, o clube que terminar em sexto lugar, hoje o Vasco. 

O Corinthians, quinto colocado, já está na Libertadores por ser o atual campeão, mas se for ultrapassado por Vasco ou Botafogo, os mais próximos na tabela de classificação, o melhor deles fica com a vaga direta nas oitavas da Copa do Brasil deixada pelo São Paulo.

No time paulista a notícia foi recebido com naturalidade. "Acho uma decisão acertada, prefiro a Sul-Americana", disse o técnico Ney Franco.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG