Felipão descarta "estilo Barcelona" na seleção brasileira

Treinador diz que precisa respeitar características dos jogadores e que só jogaria como o time espanhol se importasse Iniesta e Messi

Levi Guimarães e Marcelo Laguna - iG São Paulo |

Depois de "disputar" com o ex-treinador do Barcelona, Pep Guardiola, o cargo de técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari continua tendo que falar sobre o - teoricamente - rival. Nesta sexta, questionado sobre a possibilidade de se inspirar no estilo de jogo do time espanhol, Felipão descartou, justificando com a necessidade de respeitar as caracterísiticas dos jogadores brasileiros.

"[Vamos poder jogar assim] se nós importarmos o Iniesta, o Messi, todos os jogadores do Barcelona. Aí podemos jogar como o Barcelona. Mas as características dos nossos jogadores não são essas, então temos que montar uma equipe para montar um bom futebol, mas dentro das características dos nossos atletas", afirmou o treinador.

O que Felipão promete é "formar um grupo naquele espírito que vocês conhecem", referindo-se à sua característica de criar um grupo reduzido de jogadores de confiança e investir neles. Em 2002, quando conquistou o pentacampeonato para o Brasil, foi justamente apostando nesse estilo de trabalho que ele viu seu grupo ganhar o apelido de "Família Scolari".

Com apenas três jogos de preparação para a Copa das Confederações, Felipão admitiu que terá pouco tempo para testar o time e pretende aproveitar boa parte do trabalho feito pelo antecessor Mano Menezes. Aí então, a própria competição servirá para ele conhecer melhor o time e começar a imaginar a formação na Copa de 2014.

"[A Copa das Confederações] é muito mais parâmetro para o técnico do que para o povo, a imprensa. Porque lá vamos ter os jogadores 14 dias antes da competição e por toda a competição, é um período bom para que a gente conheça algumas situações da personalidade de cada um nos treinamentos, como recebem as ordens táticas, como reagem quando cobrados. Pro técnico é muito mais importante a convivência do que qualquer outra coisa", explicou.

O sorteio da Copa das Confederações 2013 acontece na manhã deste sábado no Anhembi, em São Paulo. Além de Brasil e Itália já definidos no grupo A, Espanha e Uruguai também já sabem que estarão juntos no grupo B do torneio.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG