Joelmir Beting foi o mentor da primeira placa a homenagear um gol

Em 1961, jornalista teve a iniciativa de eternizar em uma placa de bronze um gol de Pelé no Maracanã. Nascia a expressão 'gol de placa'

iG São Paulo | - Atualizada às

Reprodução / FIFA
A expressão "gol de placa" surgiu por iniciativa de Joelmir Beting

"Neste campo, no dia 5-3-61, Pelé marcou o tento mais bonito na história do Maracanã". Essas são as palavras da primeira placa a homenagear um gol na história do futebol brasileiro.

Você sabia deste feito de Joelmir Betting? Deixe seu comentário

A reverência ao gol de Pelé, cunhada em uma placa de bronze, foi uma iniciativa do jornalista Joelmir Beting, morto nesta quinta-feira, aos 75 anos. À época, Beting ainda era um iniciante no jornalismo e trabalhava na área esportiva.

Após presenciar um gol antológico de Pelé na vitória por 3 a 1 sobre o Fluminense, no Maracanã, o então repórter Joelmir Beting retornou à redação do jornal "O Esporte", em São Paulo, e sugeriu à chefia de redação tal homenagem, assinada pelo jornal.

A ideia foi aceita, mas Joelmir pagou a placa do próprio bolso. Quarenta anos depois, em 2001, Pelé retribuiu a homenagem da mesma forma: deu ao jornalista uma carinhosa placa de agradecimento.

Leia ainda: Morre aos 75 anos o jornalista Joelmir Betting

Desde aquele 5 de março de 1961, todo golaço marcado no futebol brasileiro passou a ser acompanhado da expressão "gol de placa".

"Eu não criei a expressão 'gol de placa', mas criei a primeira placa", divagava Joelmir em suas entrevistas sobre o assunto. Sempre bem-humorado, completava: "Nunca fiz uma gol de placa, mas fiz a placa do gol."

Palmeireinse fanático, Joelmir Beting largou a imprensa esportiva no ano seguinte, em 1962, ao comemorar um gol do Palmeiras sobre o Corinthians quando trabalhava para a Rádio Panamericana (hoje Jovem Pan) e enfurecer os corintianos.

"Voltei para a redação, escrevi a carta de demissão e nunca mais voltei". O público perdia um jornalista esportivo para, anos depois, ganhar um inovador comentarista econômico.

Reprodução/Divulgação/Arquivo Pessoal
Joelmir Beting largou a imprensa esportiva por conta da paixão pelo Palmeiras

    Para receber as notícias de Esportes envie igesportes para 49810 . 10 dias sem custos * * Após este período, custo de R$ 0,31 + imp. por mensagem recebida.
    Leia tudo sobre: PeléJoelmir BettingPalmeirasSantos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG