Dona de três títulos e um vice-campeonato, a seleção brasileira chega ao evento-teste da Copa de 2014 exibindo as principais estatísticas da competição

Lúcio e os jogadores da seleção brasileira comemoram a conquista da Copa das Confederações de 2009
Getty Images
Lúcio e os jogadores da seleção brasileira comemoram a conquista da Copa das Confederações de 2009

Mesmo com a indefinição do treinador, graças à demissão de Mano Menezes ocorrida na última sexta-feira, a seleção brasileira terá uma motivação extra na disputa da Copa das Confederações do ano que vem, considerado o evento-teste para a Copa do Mundo de 2014 . Com três títulos ganhos na história da competição, o Brasil entrará em campo para colocar mais uma taça em sua galeria de troféus e também ampliar os vários recordes que detém desde sua estreia no torneio, em 1997.

O Brasil é favorito para conquistar a Copa das Confederações? Opine

Foi justamente nesse ano que ocorreu a edição inaugural da competição, na Arábia Saudita. Em 97, a Fifa transformou a disputa da Copa Intercontinental Rei Fahd [que havia sido realizada em 1992 e 95) em um torneio oficial de seu calendário. Como uma forma de homenagem aos sauditas, manteve o país como sede do evento.

Veja também: Para Zico, Guardiola não teria problemas para treinar a seleção brasileira

Naquele ano, o primeiro disputado no atual formato, com oito seleções participantes, o Brasil faturou seu primeiro título de forma arrasadora, goleando a Austrália (então campeã da Oceania) por 6 a 0. Depois, a seleção só voltaria a levantar a taça da Copa das Confederações em 2005, na Alemanha, também com uma nova goleada: 4 a 1 sobre a Argentina, com uma atuação inesquecível da equipe dirigida por Carlos Alberto Parreira e que tinha astros como Ronaldinho Gaúcho, Kaká e Adriano.

Leia também: Convocados de Mano movimentaram mais de R$ 1 bi em transações

A terceira conquista brasileira veio de uma forma bem mais dramática, na África do Sul, em 2005, quando a seleção superou a seleção dos EUA por 3 a 2, depois de estar perdendo por 2 a 0. O título na competição sul-africana deu ao Brasil a supremacia na galeria de campeões, deixando para trás a França.

Confira os campeões ano a ano:

Ano Sede Campeão Vice 3º lugar 4º lugar
1997 Arábia Saudita BRASIL Austrália Rep. Checa Uruguai
1999 México México BRASIL EUA Arábia Saudita
2001 Coreia/Japão França Japão Austrália BRASIL
2003 França França Camarões Turquia Colômbia
2005 Alemanha BRASIL Argentina Alemanha México
2009 África do Sul BRASIL EUA Espanha África do Sul


Além da supremacia na galeria de campeões, a seleção brasileira domina diversas outras estatísticas ao longo da história da Copa das Confederações. Veja:

Equipes mais ofensivas

A seleção brasileira é a que mais marcou gols na história da Copa das Confederações. Obs: classificação em número de gols

Gerando gráfico...
Fifa.com

Jogadores com mais partidas disputadas

Três brasileiros estão entre os cinco que mais disputaram partidas na Copa das Confederações. Obs: classificação em número de jogos

Gerando gráfico...
Fifa.com

Goleiros que mais tempo ficaram sem levar gols

Dida é o recordista em invencibilidade no gol na Copa das Confederações. Obs: classificação em minutos

Gerando gráfico...
Fifa.com

Lista de goleadores

Cinco brasileiros estão entre os 15 maiores goleadores da Copa das Confederações. Obs: classificação em número de gols

Gerando gráfico...
Fifa.com

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.