Entidade não explica critérios adotados e partida contra a Colômbia pode nem ser a milésima da história da seleção

A Argentina foi a primeira rival da seleção segundo a Fifa. Para a CBF foi Exeter City, da Inglaterra
Getty Images
A Argentina foi a primeira rival da seleção segundo a Fifa. Para a CBF foi Exeter City, da Inglaterra

A única seleção cinco vezes campeã do mundo faz nesta quarta-feira contra a Colômbia nos Estados Unidos a sua milésima partida na história. Isso de acordo com a CBF. Porém algumas controvérsias são apresentadas na conta do milésimo jogo da seleção brasileira.

Seleção principal se despede de 2012 em duro teste contra a Colômbia de Falcao

A Fifa desconsidera partidas contra clubes e registra apenas as partidas feitas contra seleções nacionais. Para a CBF a partida contra o Exeter City, da Inglaterra, em julho de 1914, no Rio, foi a primeira partida da história da seleção.

Segundo a Fifa o primeiro jogo da seleção aconteceu em setembro daquele ano, contra a Argentina, em Buenos Aires. Pelos critérios da Fifa, o duelo contra a Colômbia será o de número 894 da seleção brasileira.

Mano convoca Fred e Diego Cavalieri para o Superclássico contra a Argentina

Já a RSSSF, fundação internacional de pesquisa e estatísticas de futebol, amplia os critérios e aponta que esta será a partida 1012 da seleção. A milésima teria sido a partida contra o Gabão, em Libreville, em novembro do ano passado.

Em levantamentos da Revista Placar na década de 90 foram encontrados cerca de 70 confrontos contra clubes, o que faria do jogo contra a Colômbia o de número 1.029. Dessa maneira, a milésima partida teria acontecido na vitória por 2 a 0 sobre a Ucrânia, em 2010 em Derby, na Inglaterra.

Os critérios adotados pela CBF ainda não foram esclarecidos. Segundo Rodrigo Paiva, diretor de comunicação da entidade, a lista de todos os jogos da seleção não será divulgada na íntegra para evitar mais polêmicas. Já os critérios serão publicados nesta quarta-feira antes da partida.

De acordo com a CBF a seleção disputou 999 jogos. Foram 631 vitórias, 216 empates e 152 derrotas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.