Por vice e vaga direta na Libertadores, Grêmio e São Paulo se enfrentam no Sul

Sonhando com vice-campeonato, rivais diretos buscam vitória e secam o Atlético-MG

iG São Paulo * |

Com a boa vantagem do Fluminense na liderança do Campeonato Brasileiro , o objetivo de GrêmioSão Paulo  é o mesmo: buscar a vice-liderança do Atlético-MG e com ela uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores de 2013. Para conseguir tal meta, os gaúchos, terceiro colocados com 63 pontos, recebem os paulistas, quarto na tabela com 59. O time mineiro tem 64 e visita o Vasco na mesma hora da partida do Olímpico. Assim, a partir das 17h, em Porto Alegre, Grêmio e São Paulo tentam afastar dos seus caminhos um rival direto na luta pela vice-liderança.

Veja como foi confronto entre São Paulo e Grêmio no primeiro turno do Brasileirão

O São Paulo já está nas semifinais da Copa Sul-Americana. O Grêmio joga na quarta-feira contra o Millonários na Colômbia e se empatarem garantem uma vaga para enfrentar exatamente o São Paulo. O campeão do torneio também garante vaga na Libertadores de 2013, mas somente na fase pré-grupos, de mata-mata. Este é mais um ingrediente de peso para a partida deste domingo. 

"Pela possibilidade de terminar em segundo lugar, este jogo é imprescindível. Espero que a gente tenha competência para jogar bem contra o Grêmio, pois este será o primeiro passo para a vitória. Depois desta partida, definimos nossa vida no Brasileirão. Uma vitória nos coloca em situação real de brigar pelo segundo lugar, embora a gente dependa de outros resultados", discursou o técnico Ney Franco.

Ainda que uma combinação de placares seja necessária para bater os mineiros, o comandante são-paulino pediu apenas para que a equipe "faça a sua parte" nestes quatro últimos jogos dentro do Nacional. Para isso, o clube conta com a animação pelo novo vínculo de Rogério Ceni . Aos 39 anos, o arqueiro anunciou nesta sexta-feira que aumentou seu contrato com o clube para até o final de 2013.

Futura Press
No 1º turno Grêmio impôs a segunda e última derrota do São Paulo como mandante no Brasileirão

Kleber treina, mas deve ser poupado para jogo decisivo pela Sul-americana

Em compensação, o volante Wellington, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, será desfalque no jogo que pode ser uma prévia da semifinal da Copa Sul-americana, pois o São Paulo pega o Grêmio, caso o time gaúcho elimine o Millonarios na próxima quinta, em Bogotá. Sem o elogiado camisa 5, Ney Franco projeta alterar o posicionamento de Denilson e recuá-lo para que ele faça a função de primeiro homem no meio de campo.

"O Wellington está em um momento especial, rendendo tanto na parte técnica, quanto na parte tática. Não temos um jogador com o mesmo perfil. A função dele quem vai fazer é o Denilson, e temos que encaixar o segundo volante, que é quem sai mais para o jogo", esboçou o treinador.

No Grêmio, o técnico Vanderlei Luxemburgo tem alguns problemas para montar a equipe que joga neste domingo. O atacante Kleber, recuperando-se de uma lesão no tornozelo, não deve atuar. A ideia é poupar o "Gladiador" para o jogo decisivo contra o Millonarios , na próxima quinta. Ao menos, o clube obteve efeito suspensivo para o centroavante Marcelo Moreno. O boliviano havia sido punido com quatro jogos de suspensão por sua expulsão no empate em 2 a 2 com o Fluminense, mas agora tem escalação garantida no domingo.

Há problemas, também, na zaga e no meio-campo. Werley e Júlio César, suspensos, estão fora da partida. Anderson Pico, que fraturou o dedo mínimo da mão esquerda na vitória sobre a Ponte Preta, deve atuar com uma proteção no local lesionado. Gilberto Silva e Elano, desgastados, não realizaram treinos fortes durante a semana, a fim de evitarem lesões nesta reta final. Caso não joguem domingo, serão substituídos por Vilson e Marco Antônio.

A torcida do Grêmio, que faz do clube gaúcho o campeão em média de público do campeonato (com 28,5 mil torcedores por jogo), lotará o Olímpico. Todos os ingressos foram vendidos, sem que houvesse necessidade de promoção. A expectativa é de que pelo menos 45 mil torcedores estejam presentes na tarde deste domingo.

FICHA TÉCNICA -  GRÊMIO x SÃO PAULO

Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: 11 de novembro de 2012, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Kleber Lúcio Gil (SC) e Thiago Gomes Brigido (CE)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Gilberto Silva, Naldo e Anderson Pico; Fernando, Souza, Elano e Zé Roberto; Leandro e Marcelo Moreno. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Douglas, Rhodolfo, Rafael Toloi e Cortez; Denilson, Maicon (Casemiro ou Paulo Assunção) e Jadson; Lucas, Luis Fabiano e Osvaldo  Técnico: Ney Franco

*com Gazeta

    Para receber as notícias de Esportes envie igesportes para 49810 . 10 dias sem custos * * Após este período, custo de R$ 0,31 + imp. por mensagem recebida.
    Leia tudo sobre: genetsão paulogrêmiobrigavice-liderançacampeonato brasileiro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG