Líder da Série B, equipe goiana tenta assegurar retorno à elite do futebol brasileiro e, ao mesmo tempo, jogar o time paulista para a terceira divisão

Jogadores do Goiás comemoram gol em Varginha, no empate diante do Boa
Futura Press
Jogadores do Goiás comemoram gol em Varginha, no empate diante do Boa

Em partida válida pela antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro da Série B , duas realidades completamente distintas estarão em campo neste sábado, às 16h20 (de Brasília), no estádio Serra Dourada. O Goiás , líder da competição, tenta concretizar o acesso para a elite nacional em duelo contra o Barueri , que é lanterna e pode ter o rebaixamento confirmado no mesmo dia.

Você acha que o Goiás confirma o acesso neste sábado? Opine

Após campanha discreta no primeiro turno, em que no máximo beliscou o terceiro lugar, o Goiás embalou na segunda parte da Série B, assumiu a ponta da tabela na 32ª rodada e briga diretamente pelo acesso desde então. Na última partida, a equipe goiana não conseguiu sair do empate contra o Boa Esporte , indo a 71 pontos e não conseguindo garantir sua vaga de volta à elite, condição que deve ser assegurada dentro de casa.

"Foi importante o ponto contra o Boa, porque a gente mantém a vantagem para o segundo colocado e ainda pode concretizar o acesso em casa", resume o atacante Iarley. O discurso do jogador do Goiás expõe um dos problemas que o técnico Enderson Moreira tenta corrigir em sua equipe: a vontade de definir rapidamente o acesso dentro do estádio Serra Dourada.

"Não adianta ter ansiedade. Às vezes as pessoas querem resolver tudo da forma mais rápida possível, mas o Goiás trabalhou muito nesta temporada, não seria dessa forma. Espero que a gente vença os próximos jogos e fique perto do título", contou o treinador, de olho também na conquista da Série B.

Confira a classificação atualizada da Série B 2012

Dentro de campo, o time não terá Marcos Paulo, lesionado, mas contará com o retorno do volante Amaral, de volta de suspensão. Em recuperação de contratura muscular, o lateral direito Victor ainda é dúvida para a partida.

Do lado do Barueri, uma derrota diante do Goiás sepulta de vez qualquer chance de permanência na Série B em uma temporada marcada por fracassos. Durante toda sua jornada na competição em 2012, a posição mais alta atingida pela equipe comandada por cinco treinadores diferentes foi a 15ª. Apenas na lanterna, o time paulista permaneceu por 22 das 35 rodadas disputadas.

"Ainda temos chances matemáticas, mas sabemos que será difícil", resume o atacante Thiago Brito, uma das peças em que o técnico Roberto Cavalo depositou esperanças na reta final da Série B. Apesar do fôlego extra, três derrotas consecutivas deixam a equipe com 27 pontos, oito a menos que o Bragantino, primeiro fora da zona de rebaixamento.

Para o duelo contra o Goiás, Cavalo não conta com o zagueiro Anderson Salles, suspenso por acúmulo de cartões amarelos. Em contrapartida, o volante Douglas Marques e o defensor Alex Lima retornam à equipe.

FICHA TÉCNICA
GOIÁS x GRÊMIO-SP

Local : estádio Serra Dourada, em Goiânia-GO
Data : 10 de novembro de 2012, sábado
Horário : 16h20 (de Brasília)
Árbitro : Edmar Campos da Encarnação (AM)
Assistentes : Carlos Emanuel Manzolillo (TO) e Frederico Soares Vilarinho (MG)

GOIÁS : Harlei; Peter, Valmir Lucas, Ernando e Egídio; Thiago Mendes, Amaral, Renan Oliveira e Ramon; Ricardo Goulart e Walter
Técnico : Enderson Moreira

GRÊMIO-SP : Rafael; Alex Santos, Neto, Alex Lima e Márcio Pit; Douglas Marques, Alê, Rafael Chorão e Marcelinho; Thiago Brito e Magrão
Técnico : Roberto Cavalo

* Com Gazeta Esportiva

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.