Contra erros do Brasileiro, arbitragem do Paulistão terá novidades

Trios permanecerão fixos e árbitros adicionais passarão a ter voz ativa na definição de dúvidas em lances capitais

Gazeta |

Durante o evento de lançamento da bola que será utilizada no Campeonato Paulista de 2013, o Coronel Marinho, presidente da Comissão Estadual de Arbitragem da FPF, confirmou algumas mudanças em relação às temporadas anteriores, garantindo que os trios permanecerão fixos, mas os árbitros adicionais passarão a ter voz ativa na definição de dúvidas em lances capitais.

As alterações na logística da arbitragem foram efetuadas em função das pesadas críticas dirigidas ao departamento nesta edição do Campeonato Brasileiro, em que até mesmo o resultado de um confronto entre Inter e Palmeiras será julgado por um lance de suposta interferência de pessoas de fora na decisão do árbitro.

Divulgação
Modelos das bolas que serão usadas no Paulista e no Carioca de 2013

Além da participação direta nas decisões dos auxiliares adicionais que ficam atrás dos gols, os 25 trios inscritos no Campeonato Paulista terão pré-temporada se iniciando no início de janeiro e ainda ficarão em regime de concentração na semana anterior ao dia 20 de janeiro, data da primeira rodada do Estadual em que o Santos defende um tricampeonato.

"A arbitragem fará uma pré-temporada, com uma semana de concentração em janeiro. Vamos compensar os erros apontados em outras competições e até mesmo no próprio Paulistão com treinamento e qualificação. O trabalho de rádio será mantido e os adicionais vão ter voz mais ativa dentro de uma equipe que será fixa, porque quanto maior o entrosamento melhor", conta o Coronel Marinho, que ainda garante reuniões entre os árbitros para unificar critérios de marcação durante as partidas.

No evento de lançamento da bola, fruto de parceria entre a empresa Topper e a FPF, o novo uniforme da arbitragem para o Campeonato Paulista de 2013 foi divulgado com um desfile de três trios. As cores do ano passado foram mantidas: laranja, verde-limão e preto com listras brancas.

    Para receber as notícias de Esportes envie igesportes para 49810 . 10 dias sem custos * * Após este período, custo de R$ 0,31 + imp. por mensagem recebida.
    Leia tudo sobre: arbitragembrasileirão 2012paulistão 2013

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG