CBF muda critérios para elaboração de Ranking Nacional de Clubes

De acordo com entidade, resultados dos times nas últimas cinco temporada é que determinarão posições na lista

iG São Paulo |

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou nesta terça-feira em seu site oficial que o Ranking Nacional de Clubes terá novo critério a partir desde ano. Até 2011, eram levados em conta resultados em competições nacionais desde 1959. Agora, pesarão os desempenhos dos times nas últimas cinco temporadas.

Você concorda com o novo critério adotado pela CBF? Opine

Foram atribuídos pesos diferentes de acordo com os anos dos títulos. Um troféu conquistado no ano da elaboração do ranking tem seus pontos multiplicados por 5. Os pesos diminuem para 4, 3, 2 e 1 conforme o passar dos anos.

Outra mudança está na diferença de pontos distribuídos. No formato antigo, o primeiro colocado ganhava 60 pontos, só um a mais que o vice. Com o novo critério, o campeão brasileiro recebe 800 pontos. Vice e terceiro colocado ganham 640 e 600, respectivamente.

A atualização do ranking, já segundo o novo critério, será divulgada após o término do Brasileirão. Na última recontagem, feita no fim do ano passado e ainda sob o antigo formato, o Santos liderava. Palmeiras, Vasco, Grêmio e Flamengo apareciam na sequência.

De acordo com a CBF, a mudança no ranking tem como objetivo privilegiar os resultados mais recentes obtidos pelos clubes. A lista é usada principalmente para apontar os participantes da Copa do Brasil. Os dez primeiros colocados têm vaga garantida na competição independentemente de seu desempenho nos torneios estaduais.

    Para receber as notícias de Esportes envie igesportes para 49810 . 10 dias sem custos * * Após este período, custo de R$ 0,31 + imp. por mensagem recebida.
    Leia tudo sobre: cbfbrasileirão 2012

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG